
Oi Perdidos,
Faz tempo que não posto a crítica de um filme aqui no blog. O filme da vez é Tolkien, uma biografia sobre John Ronald Reuel Tolkien, filósofo britânico, professor universitário e escritor de obras mundialmente conhecidas como O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis.
![]() |
Título: Tolkien
Título Original: TolkienPaís: Reino Unido Ano: 2019 Diretor: Dome Karukoski Atores: Nicholas Hoult, Lily Collins e Colm Meaney Gênero: Biografia, Drama e Romance Produção: Fox Searchlight Pictures Classificação: ![]() |
O filme conta a vida do jovem Ronald que tem que deixar a África do Sul e se mudar para Birmingham, na Inglaterra, com a mãe e o irmão mais novo. Quando sua mãe morre, o padre jesuíta Francis Xavier Morgan se torna o guardião legal dos meninos e encontra uma rica mulher que concorda em aceita-los, fornecendo alojamento e alimentação durante os estudos. Lá ele conhece Edith Bratt e ambos se tornam amigos.

Na escola, ele, Roberts, Geoffrey e Christopher se tornam amigos inseparáveis. Uma amizade tão grande que nem a Primeira Guerra Mundial é capaz de separar os quatro membros (quatro hobbits?) da “A Sociedade Barroviana e Clube de Chá”.
Todas essas experiências inspirariam Tolkien a escrever seus famosos romances da Terra Média.
Eu fiz histórias, lendas. Afinal, para que serve a linguagem? Não é apenas o nome das coisas, é? É a força vital de uma cultura, um povo.
Tolkien é um filme mediano que dividiu a crítica mundial. Apesar dele ter sido produzido pela Fox Searchlight Pictures, estúdio que nos apresentou Jojo Rabbit e A Forma da Água, o filme parece um telefilme bem feito! Fotografia, atuação, trilha sonora, direção de arte... tudo ok, mas nada surpreendente. Os melhores momentos são àqueles em que o filme relaciona acontecimentos da vida do autor com passagens ou personagens de suas histórias.

Nicholas Hoult (de X-Men: Fênix Negra) interpreta Tolkien, o humano mortal que se apaixonou por sua princesa élfica, Edith Bratt, vivida por Lily Collins (de Okja).
O filme me deixou com um gostinho de quero saber mais. Só por isso, já valeu ser visto. Existem duas biografias publicadas no Brasil sobre o autor J. R. R. Tolkien. Uma da Darkside e outra da Harper Collins, mas o filme não indica ter sido baseado em nenhuma biografia publicada sobre o autor. Além de querer ler uma das biografias, também pretendo ler O Hobbit que não li até o dia de hoje. O Senhor dos Anéis é uma trilogia de fantasia maravilhosa e a recomendo para todo mundo que curte alta fantasia.
Em um buraco no chão, morava um hobbit.
Com amor, André
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi Perdido,
Deixe o seu recado, seja ele um elogio ou uma sugestão.
Obrigada por visitar os Garotos Perdidos.