A vida não vem com manual de instruções e a autora T. S. Rodriguez soube retratar isso muito bem ao contar a história de Conor, um jovem homossexual que tem Síndrome de Asperger. Assim como o personagem Shaun Murthy, da série The Good Doctor, as pessoas com esse Transtorno Neurológico no Espectro do Autismo costumam ter problemas de interação social, não cognitivos. O que significa que o nível de inteligência deles é normal e, às vezes, até acima da média.
![]() |
Não Inclui Manual de Instruções
Amazon Autora: T. S. Rodriguez Editora: Rico Gênero: Romance, Drama, Nacional, LGBTQ+ ISBN: 8594410433 | Skoob Páginas: 160 Ano: 2019 Classificação: ![]() |
Conor é autor de romances policiais e alcançou o sucesso com apenas 17 anos. Ele mora sozinho na Irlanda e conta com a ajuda de Rosie, sua assistente pessoal. O grande medo de seus pais, principalmente de dona Gemma, é que seu único filho fique sozinho depois que eles se forem. Ela, então, decide encontrar um namorado perfeito para o filho, tendo como base as características dos personagens de mais destaque dos livros escritos por ele.
Se apaixonar é emocionante, excitante. Lindo! Ela quer que seu filho sinta isso. Que não perca a oportunidade de experimentar algo tão maravilhoso que, para ela, é uma parte importante na vida. Tanto quanto comer, dormir. Até respirar!
O escolhido é Aiden, um rapaz ruivo, extrovertido, músico e dono do pub Red Twins junto com a irmã gêmea. Ele também é fã dos livros do Conor, mas essa relação não será nada fácil. Conor fala muito pouco sobre seus sentimentos, medos e desejos. É sincero demais, obcecado por seus livros (quem não é? Rsrs) e quase nunca entende os sarcasmos do Aiden.
Ao contrário da maioria das pessoas que leem livros para fugir da realidade, Conor os usa para dar sentido a ela.
A narrativa da T. S. Rodriguez é fluida e contagiante. Ela trata de temas sérios, como homossexualidade, Asperger, TOC, ansiedade... de forma singela e muito emocionante. É daqueles livros que você termina de ler com o coração quentinho. Com certeza lerei outros títulos da autora.
A edição da Editora Rico é muito boa. O livro tem orelhas e páginas amareladas, com fonte de bom tamanho e espaço entre as linhas. Pena que identifiquei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe o prazer da leitura. Eu só não leria a primeira orelha porque traz um trecho do final do livro que achei muito bonito, mas acaba sendo um spoiler. É uma mensagem que todo mundo deve guardar para si, seja homo ou heterossexual, portador da Síndrome ou NT.
Não Inclui Manual de Instruções é um romance gay contado com muito respeito à diversidade. O fato de um dos personagens ser portador da Síndrome de Asperger torna o relacionamento muito mais difícil e emocionante. Não tem como não torcer para que Conor e Aiden fiquem juntos no final e como não indicar esse livro para todos.
Ser diferente não é ruim. É apenas ver o mundo de outra forma. E o mundo está cheio de gente diferente, é o que faz de nós humanos.
Com amor, André
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi Perdido,
Deixe o seu recado, seja ele um elogio ou uma sugestão.
Obrigada por visitar os Garotos Perdidos.