Crítica | O Rei Leão (2019)

30 de jul de 2019

Oi Perdidos,

Li uma resenha que dizia que a versão live action de O Rei Leão é tecnicamente perfeita, mas que não possui alma. Não acreditei muito e fique até um pouco chateado com o comentário, afinal, como O Rei Leão pode não ter alma? Fui assistir à pré-estreia do filme de tão ansioso que estava.

Dean DeBlois
Título: O Rei Leão
Título Original: The Lion King
País: EUA
Ano: 2019
Diretor: Jon Favreau
Atores: Donald Glover, Beyoncé, James Earl Jones, Seth Rogen, Chiwetel Ejiofor e Alfre Woodard
Gênero: Disney, Aventura, Live Action
Produção: Disney
Classificação:

A história é a mesma do desenho e o filme começa com o rei Mufasa e a rainha Sarabi apresentando o herdeiro do trono ao reino, sob a trilha de Circle of Life. Mufasa e o jovem Simba caem em uma armadilha criada pelo maquiavélico Scar, irmão do rei, que deseja matar os dois e assumir o trono que considera seu por direito. Mufasa morre ao tentar salvar o filho, e Simba, consumido pela culpa, foge para longe do reino onde encontra amigos que ensinam o significado de Hakuna Matata.

O filme realmente impressiona. Parece que estamos vendo um programa da National Geographic de tão realista que são os animais. O diretor Jon Favreau aprimorou bastante a tecnologia desenvolvida em Mogli: O Menino Lobo (2016). O 3D também é muito bem utilizado, dando a sensação de profundidade e amplitude de uma selva africana.

Ao optar por uma versão mais realista, os produtores tiveram que excluir algumas atitudes mais cartunescas dos personagens, o que explica os comentários sobre o filme não ter alma. Estava muito preocupado com os personagens de Timão e Pumba, porque adoro o lado brincalhão deles, mas tirando uma coisinha aqui e outra lá, eles continuam os mesmos. Fofos e divertidos.


A dublagem brasileira me irritou bastante. A Nala adulta parece que nasceu no Rio de janeiro por causa do forte sotaque carioca da cantora Iza, e o Simba, logo após Hakuna Matata, tem uma voz tão esganiçada que gerou risadas por toda a sala de cinema. Também não gostei da Mixagem de Som, porque as músicas maravilhosas de Elton John e Hans Zimmer estão muito baixas e não causam o impacto esperado. Isso fica evidente logo na cena de abertura.

O Rei Leão não é um filme ruim, mas tenho que concordar com as outras resenhas: falta alma! Parece que estamos vendo um documentário sobre leões e não uma fábula emocionante com pitadas de Hamlet, de William Shakespeare. Ainda prefiro o desenho dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff em 1994.

A Bela e a Fera continua sendo o melhor live action da Disney até agora. Concorda?

Com amor, André

12 comentários:

  1. Oi.. Faltou alma foi tenso.
    Por isso não curto essa coisa ai de modernizar.. Rei Leão tem que ser aquele desenho antigo dos anos 90 e tal, é isso.. Eu nem fiquei empolgada para assistir. Disney poderia investir em novidades

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que fiquei bem decepcionada com esta versão e eu queria aquelas cenas cartunescas no live action... rs
    A Nala criança é paulista e quando cresce tem sotaque carioca.... hahahaha Nunca entenderei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ainda não consegui ir assistir ao filme. Adorei saber tua opinião, é uma pena que não seja tão bom quanto esperávamos :\

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi oi!

    Tudo bem? Então eu não poderia concordar menos com o seu comentário sobre a "alma" do filme. Eu fiquei absolutamente feliz com o resultado do filme, é uma adaptação realista de um clássico da minha infância. Com a opção feita por um CGI realista é claro que fica impossível trazer as expressões da animação para o filme, mas é por isso que eles focam tanto nos olhos dos animais. Tudo que eles sentem é transmitido por ali e eu não sei se você tem algum animal de estimação, mas eu tenho e posso dizer que entendo muito do que a Cristal sente (medo, alegria, agitação etc etc etc) olhando para os olhos dela. Então acho que essa é a sutileza do filme que muita gente não pegou (justamente por, às vezes não ter contato com animais, mas enfim).

    Escutei Hakuna Matata dublado e fiquei "QUE ME*** É ESSA QUE ELES FIZERAM COM A MÚSICA?????", mas não cheguei a assistir o filme dublado e acho que nem pretendo então não posso falar sobre esse ponto específico.

    Beijinhos
    www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssie,
      Adoro quando há opiniões diversas sobre filmes e livros. Considero ambos como obras de arte e como tal não há certo ou errado na opinião de uma pessoa. Depende muito de como ela se relaciona com a obra e isso está relacionado com a história de vida que cada um traz consigo. Conforme você ressaltou muito bem. Apesar dos vários pontos que citei na crítica, gostei de O Rei Leão (3 estrelas).
      Com amor, André

      Excluir
  5. Olha a dublagem foi o que menos me incomodou e olha que eu vi legendado e em português e o legendado me incomodou muito mais, achei o filme sem graça a mesmo, deram realismo a ele mas tiraram aquilo que deixava ele incrível e fazia a gente se conectar com os personagem que eram sua expressões e jeito de ser, uma pena porque amo muito rei leão e esperava bem mais.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andre! Tudo bem?
    Então, eu não vi O Rei Leão, e para ser sincera, não tenho vontade de ver, não por enquanto, pelo menos. Acho que o que mais me encanta na versão de 1994 é justamente as expressões cartunescas dos personagens. São elas que encantam o telespectador. Não consigo conceber um timão e pumba tão realista como esses.

    Beijos,

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não assisti o filme, mas vi muita gente que esperava com ansiedade criticando, o que me deixou chocada e meio desanimada para ver. Vi gente dizendo que era o pior live action da Disney. Então, entendo o que você abordou na sua resenha, sobre o fato de tornarem mais realista ter prejudicado certos aspectos que eram melhor desenvolvidos no desenho. E quando uma história não tem alma não consigo perdoar.

    Concordo sobre A Bela e a Fera. Lembro que saí do cinema sorrindo pelas ruas de tão apaixonada que fiquei com todo o cuidado que tiveram ao fazer esse filme. Ficou perfeito!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ola, tudo bem? Eu não assisti o filme, ainda, mas vi um video falando sobre ele e a pessoa dizia a mesma coisa. Ele dizia que quando retratamos animais no cinema costumamos dar características humanas a eles, nesse filme quiseram tanto deixar real que ficou sem isso. Aí perdeu um pouco de expressões faciais, gingados, etc. O que é engraçado, quiseram deixar mais real e esqueceram que é um filme com animais falantes. Vai entender.
    Porém, como sou teimosa, ainda quero assistir e tirar minhas próprias conclusões.
    bjus,
    https://ninho-de-gato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, André!
    Fui na estreia d'O Rei Leão e confesso que a dublagem não me agradou tanto, também. A da Nala até que tava bem ok, mas a dublagem e sincronização das falas com os movimentos da boca do Simba foi complicado engolir. Quando não comparamos com a versão dos anos 1990, O Rei Leão é um live action visualmente e musicalmente muito gratificante (na sala que assisti não tive o problema do volume das músicas como você, acho que o pessoal estava preparado para isso) e por ser extremamente realista (ainda que as hienas tenham ficado um pouco estranhas em certos closes) consegue ser coerente na falta de cenas e ações caricatas - eu e um amigo estávamos ansiosos para ver o que aconteceria em certas cenas e saímos satisfeitos com a versão. No geral, é um avanço em comparação com Mogli, ainda que não seja 100%, e vale o ingresso do cinema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi André! Eu li um comentário parecido com o que você leu e confesso que por ter vindo de alguém em quem eu confio cinematograficamente, hahaha, eu perdi total o desejo de assistir e tipo tomar um baque com o que fizeram no filme. Por isso estou deixando passar um tempo, as pessoas pararem de falar e sua resenha ajudou, pois você aliviou o que eu pensei que seria feio de tudo.. Obrigada!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi André! Confesso que fiquei bem feliz lendo sua resenha, pois vi muitas pessoas, que conheço e confio, falando que o filme tinha sido uma decepção. Fiquei bem desanimada, não nego, porque esperava muitos elogios, choros e emoção, afinal, esse é o filme de nossa infância. Espero assistir legendado mesmo, pra não sentir tanto o impacto da diferença de dublagem. Obrigada pelo post.

    Bjoxx Stalker Literária

    ResponderExcluir

Oi Perdido,
Deixe o seu recado, seja ele um elogio ou uma sugestão.
Obrigada por visitar os Garotos Perdidos.