Crítica | O Rei Leão (2019)

30 de jul. de 2019

Oi Perdidos,

Li uma resenha que dizia que a versão live action de O Rei Leão é tecnicamente perfeita, mas que não possui alma. Não acreditei muito e fique até um pouco chateado com o comentário, afinal, como O Rei Leão pode não ter alma? Fui assistir à pré-estreia do filme de tão ansioso que estava.

Dean DeBlois
Título: O Rei Leão
Título Original: The Lion King
País: EUA
Ano: 2019
Diretor: Jon Favreau
Atores: Donald Glover, Beyoncé, James Earl Jones, Seth Rogen, Chiwetel Ejiofor e Alfre Woodard
Gênero: Disney, Aventura, Live Action
Produção: Disney
Classificação:

A história é a mesma do desenho e o filme começa com o rei Mufasa e a rainha Sarabi apresentando o herdeiro do trono ao reino, sob a trilha de Circle of Life. Mufasa e o jovem Simba caem em uma armadilha criada pelo maquiavélico Scar, irmão do rei, que deseja matar os dois e assumir o trono que considera seu por direito. Mufasa morre ao tentar salvar o filho, e Simba, consumido pela culpa, foge para longe do reino onde encontra amigos que ensinam o significado de Hakuna Matata.

O filme realmente impressiona. Parece que estamos vendo um programa da National Geographic de tão realista que são os animais. O diretor Jon Favreau aprimorou bastante a tecnologia desenvolvida em Mogli: O Menino Lobo (2016). O 3D também é muito bem utilizado, dando a sensação de profundidade e amplitude de uma selva africana.

Ao optar por uma versão mais realista, os produtores tiveram que excluir algumas atitudes mais cartunescas dos personagens, o que explica os comentários sobre o filme não ter alma. Estava muito preocupado com os personagens de Timão e Pumba, porque adoro o lado brincalhão deles, mas tirando uma coisinha aqui e outra lá, eles continuam os mesmos. Fofos e divertidos.


A dublagem brasileira me irritou bastante. A Nala adulta parece que nasceu no Rio de janeiro por causa do forte sotaque carioca da cantora Iza, e o Simba, logo após Hakuna Matata, tem uma voz tão esganiçada que gerou risadas por toda a sala de cinema. Também não gostei da Mixagem de Som, porque as músicas maravilhosas de Elton John e Hans Zimmer estão muito baixas e não causam o impacto esperado. Isso fica evidente logo na cena de abertura.

O Rei Leão não é um filme ruim, mas tenho que concordar com as outras resenhas: falta alma! Parece que estamos vendo um documentário sobre leões e não uma fábula emocionante com pitadas de Hamlet, de William Shakespeare. Ainda prefiro o desenho dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff em 1994.

A Bela e a Fera continua sendo o melhor live action da Disney até agora. Concorda?

Com amor, André

15 comentários:

  1. Oi.. Faltou alma foi tenso.
    Por isso não curto essa coisa ai de modernizar.. Rei Leão tem que ser aquele desenho antigo dos anos 90 e tal, é isso.. Eu nem fiquei empolgada para assistir. Disney poderia investir em novidades

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que fiquei bem decepcionada com esta versão e eu queria aquelas cenas cartunescas no live action... rs
    A Nala criança é paulista e quando cresce tem sotaque carioca.... hahahaha Nunca entenderei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ainda não consegui ir assistir ao filme. Adorei saber tua opinião, é uma pena que não seja tão bom quanto esperávamos :\

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi oi!

    Tudo bem? Então eu não poderia concordar menos com o seu comentário sobre a "alma" do filme. Eu fiquei absolutamente feliz com o resultado do filme, é uma adaptação realista de um clássico da minha infância. Com a opção feita por um CGI realista é claro que fica impossível trazer as expressões da animação para o filme, mas é por isso que eles focam tanto nos olhos dos animais. Tudo que eles sentem é transmitido por ali e eu não sei se você tem algum animal de estimação, mas eu tenho e posso dizer que entendo muito do que a Cristal sente (medo, alegria, agitação etc etc etc) olhando para os olhos dela. Então acho que essa é a sutileza do filme que muita gente não pegou (justamente por, às vezes não ter contato com animais, mas enfim).

    Escutei Hakuna Matata dublado e fiquei "QUE ME*** É ESSA QUE ELES FIZERAM COM A MÚSICA?????", mas não cheguei a assistir o filme dublado e acho que nem pretendo então não posso falar sobre esse ponto específico.

    Beijinhos
    www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssie,
      Adoro quando há opiniões diversas sobre filmes e livros. Considero ambos como obras de arte e como tal não há certo ou errado na opinião de uma pessoa. Depende muito de como ela se relaciona com a obra e isso está relacionado com a história de vida que cada um traz consigo. Conforme você ressaltou muito bem. Apesar dos vários pontos que citei na crítica, gostei de O Rei Leão (3 estrelas).
      Com amor, André

      Excluir
  5. Olha a dublagem foi o que menos me incomodou e olha que eu vi legendado e em português e o legendado me incomodou muito mais, achei o filme sem graça a mesmo, deram realismo a ele mas tiraram aquilo que deixava ele incrível e fazia a gente se conectar com os personagem que eram sua expressões e jeito de ser, uma pena porque amo muito rei leão e esperava bem mais.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andre! Tudo bem?
    Então, eu não vi O Rei Leão, e para ser sincera, não tenho vontade de ver, não por enquanto, pelo menos. Acho que o que mais me encanta na versão de 1994 é justamente as expressões cartunescas dos personagens. São elas que encantam o telespectador. Não consigo conceber um timão e pumba tão realista como esses.

    Beijos,

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não assisti o filme, mas vi muita gente que esperava com ansiedade criticando, o que me deixou chocada e meio desanimada para ver. Vi gente dizendo que era o pior live action da Disney. Então, entendo o que você abordou na sua resenha, sobre o fato de tornarem mais realista ter prejudicado certos aspectos que eram melhor desenvolvidos no desenho. E quando uma história não tem alma não consigo perdoar.

    Concordo sobre A Bela e a Fera. Lembro que saí do cinema sorrindo pelas ruas de tão apaixonada que fiquei com todo o cuidado que tiveram ao fazer esse filme. Ficou perfeito!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ola, tudo bem? Eu não assisti o filme, ainda, mas vi um video falando sobre ele e a pessoa dizia a mesma coisa. Ele dizia que quando retratamos animais no cinema costumamos dar características humanas a eles, nesse filme quiseram tanto deixar real que ficou sem isso. Aí perdeu um pouco de expressões faciais, gingados, etc. O que é engraçado, quiseram deixar mais real e esqueceram que é um filme com animais falantes. Vai entender.
    Porém, como sou teimosa, ainda quero assistir e tirar minhas próprias conclusões.
    bjus,
    https://ninho-de-gato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, André!
    Fui na estreia d'O Rei Leão e confesso que a dublagem não me agradou tanto, também. A da Nala até que tava bem ok, mas a dublagem e sincronização das falas com os movimentos da boca do Simba foi complicado engolir. Quando não comparamos com a versão dos anos 1990, O Rei Leão é um live action visualmente e musicalmente muito gratificante (na sala que assisti não tive o problema do volume das músicas como você, acho que o pessoal estava preparado para isso) e por ser extremamente realista (ainda que as hienas tenham ficado um pouco estranhas em certos closes) consegue ser coerente na falta de cenas e ações caricatas - eu e um amigo estávamos ansiosos para ver o que aconteceria em certas cenas e saímos satisfeitos com a versão. No geral, é um avanço em comparação com Mogli, ainda que não seja 100%, e vale o ingresso do cinema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi André! Eu li um comentário parecido com o que você leu e confesso que por ter vindo de alguém em quem eu confio cinematograficamente, hahaha, eu perdi total o desejo de assistir e tipo tomar um baque com o que fizeram no filme. Por isso estou deixando passar um tempo, as pessoas pararem de falar e sua resenha ajudou, pois você aliviou o que eu pensei que seria feio de tudo.. Obrigada!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi André! Confesso que fiquei bem feliz lendo sua resenha, pois vi muitas pessoas, que conheço e confio, falando que o filme tinha sido uma decepção. Fiquei bem desanimada, não nego, porque esperava muitos elogios, choros e emoção, afinal, esse é o filme de nossa infância. Espero assistir legendado mesmo, pra não sentir tanto o impacto da diferença de dublagem. Obrigada pelo post.

    Bjoxx Stalker Literária

    ResponderExcluir
  12. Oi André, que doido isso, acho que esse filme mais do que qualquer coisa, qualquer tecnologia super avançada, deveria ter alma, porque é uma história super tocante e que marca não somente a infância das pessoas, uma pena isso, mas ainda assim quero assistir.

    ResponderExcluir
  13. Olá André!!!
    Eu acho que sou uma das poucas pessoas que amou muito esse filme, pois me arrepiada a cada cena que apareceu até mesmo aquelas mais icônicas e cheguei a chorar horrores com cada momento.
    Amei mesmo Rei Leão, mas não minto por ter uma preferência por "A Bela e a Fera" que o filme foi o melhor para mim.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eita!
    Ainda não assisti esse, mas tenho acompanhado a insatisfação do público. Sinceramente nunca estive muito empolgada com essa live action, nem sei explicar o porque e depois de suas considerações nem sei se vou assisti-la, uma pena que não tenha saído a contento. Concordo que a ela e a fera está quase impecável, além disso, estou ansiosa para assistir aladim, espero gostar.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Oi Perdido,
Deixe o seu recado, seja ele um elogio ou uma sugestão.
Obrigada por visitar os Garotos Perdidos.