Evento | Clube do Livro ES - Literatura LGBTQ+

2 de jul de 2018
Literatura LGBTQ+

Oi Perdidos,

O Clube do Livro ES se reuniu ontem e conversamos sobre a Literatura LGBTQ+. Foi um dia muito especial porque apresentei o tema junto com meu amigo Allan Paiva. Alguns colegas presentes pediram que eu postasse aqui no blog os livros comentados. Então, segue um pequeno resumo do evento que teve o apoio da Editora Arqueiro e os blogs Meu Passatempo Bláblábla, Memórias Literárias e nós.

Stonewall Inn

O Dia do Orgulho Gay é comemorado no dia 28 de junho porque, em 1969, um grupo de policiais disfarçados invadiu o bar gay Stonewall Inn em Nova York e prenderam diversos clientes alegando conduta imoral. Batidas em lugares da comunidade LGBTQ+ eram comuns na época.

Neste dia, porém, as coisas foram bem diferentes. Uma multidão de gays (termo usado na época) e simpatizantes revidaram contra a homofobia dos policiais. Os eventos ocorridos em Stonewall Inn levaram às primeiras Paradas de Orgulho LGBTQ+ que logo se espalharam pelo mundo.

Começamos explicando a famosa sigla LGBTQ+ que já passou por diversas transformações durante o tempo. Os livros comentados foram separados entre os temas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Queer. Então, vamos ao que importa.

Lésbicas


Nina LaCourt
ESTAMOS BEM 
Autora: Nina LaCourt | Ano: 2017 | Páginas: 224 | Editora: Plataforma 21

Marin deixou tudo para trás. A casa de seu avô, o sol da Califórnia, o corpo de Mabel e o último verão agora são fantasmas que ela não quer revisitar. O retrato de uma história em que já não se reconhece mais. Ninguém nunca soube o motivo de sua partida. Nada se sabe sobre a verdade devastadora que destruiu sua vida.
Agora, ela vive em um alojamento vazio e está sozinha no inverno de Nova York. Marin está à espera da visita de sua melhor amiga e do inevitável confronto com o passado. As palavras que nunca foram ditas finalmente se farão presentes para tirá-la das profundezas de sua solidão. (Skoob)

Diana Rocco
AMIGAS 
Autora: Diana Rocco | Ano: 2017 | Páginas: 111 | Editora: Independente

Aurora, Brigite e Cibele se reencontram após vinte e seis anos. A autora parte desse mote para nos trazer um enredo de reflexões sutis sobre a meia-idade, as transformações do corpo e do desejo. Ao longo da história muitos se identificarão com as situações vividas pelas personagens, e esta é uma das características de Diana Rocco: trazer o prosaico da vida para as histórias que escreve, e nos mostrar como o banal pode ser cheio de surpresas e profundas transformações. Um amor maduro, um conto de fadas moderno. (Skoob)

Gay


Icaro Trindade
TRILOGIA GAROTO À VENDA 
Autor: Icaro Trindade | Ano: 2014 | Páginas: 248 | Editora: Independente

Livro 01- Garoto à Venda
Em um planeta fictício semelhante a Terra, no país de Alendor, as pessoas são divididas por castas e vigoram leis rígidas contra a criminalidade. Ianto pertence a uma das mais baixas dessas castas, e em um momento de desespero tenta roubar comida para ajudar sua família, mas é apreendido pela policia especial. Quando acreditava que a pena de morte seria seu único destino, ele é surpreendido ao ser levado até um lugar luxuoso, onde é leiloado para alguns dos homens mais ricos e poderosos do país, num comércio ilegal de escravos sexuais. Após ser comprado pelo magnata Eric Pitz, sua relação com o novo dono toma rumos inesperados e terá que aprender a lidar com novos sentimentos que irão surgir em si. Afinal, o dinheiro é capaz de comprar amor? Descubra nesse livro excitante e surpreendente! (Skoob)
Livro 02 - Compra-se um Garoto
Livro 03 - Recomeço

Josiane Veiga
TRILOGIA JISHU 
Autora: Josiane Veiga | Ano: 2010 | Páginas: 495 | Editora: Independente

Livro 01 - Rendição
Dentro da moralista sociedade japonesa, duas almas gêmeas lutam desesperadamente para viver seu amor. Ken Takeshi foi descoberto na infância por um caça talentos. Artista nato, ao lado de quatro amigos tornou-se um dos maiores ídolos do Oriente. Porém, o rapaz que era o sonho de todas as mulheres amava outro homem... (Skoob)
Livro 02 - Redenção
Livro 03 - Remissão

Stephen Chbosky
AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL 
Autor: Stephen Chbosky | Ano: 2012 | Páginas: 224 | Editora: Rocco

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. (Skoob)

Becky Albertalli
SIMON VS. A AGENDA HOMOSSAPIENS / COM AMOR, SIMON 
Autora: Becky Albertalli | Ano: 2018 | Páginas: 272 | Editora: Intrínseca

Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas - afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada. (Skoob)

Vitor Martins
QUINZE DIAS 
Autor: Vitor Martins | Ano: 2017 | Páginas: 208 | Editora: Globo Alt

Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática.

Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. (Skoob)

Bill Konigsberg
APENAS UM GAROTO 
Autor: Bill Konigsberg | Ano: 2016 | Páginas: 256 | Editora: Arqueiro

Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.

Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.

O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros. (Skoob)

Benjamin Aliore Sáenz
ARISTÓTELES E DANTE DESCOBREM OS SEGREDOS DO UNIVERSO 
Autor: Benjamin Aliore Sáenz | Ano: 2014 | Páginas: 392 | Editora: Seguinte

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo. (Skoob)

A. Wood
GRAHAM: O CONTINENTE LEMÚRIA 
Autor: A. Wood | Ano: 2014 | Páginas: 210 | Editora: Selo Jovem

Peter Graham é um caçador de vampiros, mas não foi sempre assim. Antes era um rapaz homossexual que enfrentava as dificuldades de uma sociedade dividida entre a aceitação, o respeito e a repugnância à sua condição. Tinha amigos, amores, preocupações e medos como qualquer jovem, mas tudo isso ficou no passado. O novo Peter é frio e destemido a conseguir seu objetivo: aniquilar o maior número de vampiros possível. No entanto, tudo sofre uma reviravolta quando se vê obrigado a realizar uma missão à Família de vampiros que procura há muito tempo: caçar e matar um lobisomem. (Skoob)

Robson Gabriel
IMPERFEITO 
Autor: Robson Gabriel | Ano: 2015 | Páginas: 224 | Editora: Astral Cultural

Daniel, um garoto de dezoito anos, está prestes a entrar na faculdade. Mas entre todas as mudanças pelas quais sua vida inevitavelmente passaria, a última coisa que ele esperava era lidar com sua recém descoberta homossexualidade. Ele sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é apenas na noite da festa de despedida do ensino médio e da sua antiga vida que Daniel aceita a verdade sobre si. Agora, o jovem deverá conviver com a verdade a respeito de sua identidade.

Com as aulas da faculdade se aproximando, mal sabe ele que em breve estará dividido entre dois caminhos. Um lhe garantirá a possibilidade de ser feliz, o outro irá forçá-lo a manter uma parte de sua vida oculta de todos ao seu redor. (Skoob)

Oscar Wide
O RETRATO DE DORIAN GRAY
Autor: Oscar Wide | Ano: 1890 | Páginas: 216 | Editora: Martin Claret

Versão de Oscar Wilde para o mito faustiano da perda da alma em troca dos prazeres mundanos.

Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade. (Skoob)

Bissexual

Christina Lauren
MINHA VERSÃO DE VOCÊ 
Autoras: Christina Lauren | Ano: 2017 | Páginas: 356 | Editora: Hoo

Há três anos a família de Tanner Scott se mudou da Califórnia para Utah, fazendo com que sua bissexualidade voltasse para o armário. Agora, com apenas mais um semestre até o fim das aulas no colegial e seu tão sonhado futuro em uma universidade longe da família, ele só deseja que o tempo passe mais depressa. Quando Autumn, sua melhor amiga, se inscreve na aula de escrita e o desafia a participar, Tanner não consegue recusar o convite, afinal de contas, quatro meses é tempo mais do que suficiente para escrever um livro, certo? O garoto está mais certo do que imagina, pois leva apenas um segundo para que ele note Sebastian Brother, o prodígio mórmon que, nas aulas de escrita do ano anterior, escreveu e publicou o próprio livro, e agora orienta a turma. Se quatro meses é muito tempo, um mês pode não ser. E é exatamente esse tempo que leva para Tanner se apaixonar por Sebastian. (Skoob)

Nelson Luiz de Carvalho
O TERCEIRO TRAVESSEIRO
Autor: Nelson Luiz de Carvalho | Ano: 1998 | Páginas: 208 | Editora: GLS

Baseado em uma história real, este romance desafia rótulos e hipocrisias, revelando os meandros de consciência de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece. (Skoob)

Transexual

Alex Gino
GEORGE 
Autor: Alex Gino | Ano: 2016 | Páginas: 144 | Editora: Galera Junior

Seja quem você é. Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também. (Skoob)

Brie Spangler
FERA 
Autora: Brie Spangler | Ano: 2017 | Páginas: 384 | Editora: Seguinte

Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos - ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração. (Skoob)

Queer

David Levithan
TODO DIA 
Autor: David Levithan | Ano: 2013 | Páginas: 280 | Editora: Galera Record

Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrarem a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor. (Skoob)

Agradeço a todos que estiveram presente e a todos que direta ou indiretamente apoiaram o evento.

Buscar entender o outro é um ato de afeto. (Marcelo Adnet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie,
Obrigada por visitar os Garotos Perdidos.
Sua opinião é muito importante para mim.