Crítica | O Touro Ferdinando

6 de jan de 2018

Oi Perdidos,

Adoro filmes sobre viagens no tempo e hoje fui assistir O Touro Ferdinando. Claro que o filme não é sobre viagens no tempo, mas ele foi capaz de me transportar para quando eu era apenas um garotinho.

Título: O Touro Ferdinando
Título Original: Ferdinand
País: EUA
Ano: 2017
Diretor: Carlos Saldanha
Dubladores Nacionais: Otaviano Costa, Thalita Carauta e Maisa Silva
Gênero: Desenho
Produção: Fox
Classificação:

O brasileiro Carlos Saldanha, diretor de Rio e A Era do Gelo, reconta a história de Ferdinando, o touro que prefere cheirar as flores ao invés de lutar em touradas. Quando criança, vi o curta-metragem de animação da Disney que também foi adaptado do livro de Munro Leaf. O desenho foi premiado com o Oscar na sua categoria em 1939. Se você não conhece o desenho aproveite para assistir aqui.


Fiquei impressionado em saber que o livro foi proibido em diversos países. Ele foi lançado nove meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936 ~ 1939). Os adeptos do ditador Francisco Franco o classificaram como um livro pacifista, sendo proibido em diversos países que adotaram o fascismo como regime de governo. Depois, o pequeno romance foi considerado um livro esquerdista. Quem poderia imaginar. A editora Intrínseca está relançando o livro em uma linda edição de capa dura com novas ilustrações de Robert Lawson.

Voltando à adaptação feita pela Fox, amei o traço infantil. É um desenho feito para crianças, mas como a fábula que é, pode ser visto sob diversas pontos de vista. Pode ser um desenho contra a guerra, contra as touradas na Espanha ou um desenho para aceitar os diferentes. Seja como for, você vai rir e se emocionar com Ferdinando e sua turma.

Ferdinando vive em um rancho da Espanha, onde os touros são criados para serem vendidos para as touradas, uma tradição completamente cruel daquele país. O jovem Ferdinando consegue fugir e é resgatado por uma adorável garotinha que o trata como um animal de estimação. Um terrível equívoco quando já é adulto faz com que o mandem de volta para os antigos donos, que estão escolhendo um touro para a última tourada de um famoso e arrogante toureiro.

O diretor Carlos Saldanha soube dosar bem a crítica, a aventura e a comédia. O alívio cômico fica por conta da hilária cabra Lupe e os 3 ouriços: Um, Dois e Quatro (não perguntem o que aconteceu com o Três... rsrsrs)

O Touro Ferdinando recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro 2018: Melhor Animação e Melhor Canção Original (Home, de Nick Jonas).

É uma linda história de amizade e de ser fiel a si mesmo.
Vale muito a pena!

Beijos

Pense em uma coisa boa
e num instante você voa.
 Pense em uma coisa linda
se você não voa ainda.

11 comentários:

  1. Olá!! André amei o post, mas ainda sim vou optar por adquirir o livro e esperar pra chegar no netflix! Parabéns pelas postagens maravilhosas (ps. A intrinseca arrasa nesses livros infantis) Beijos Elisabete Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  2. Oi André!

    Adorei sua crítica e fiquei até um pouco emocionada imaginando essa trama tão linda e cheia de ensinamentos importantes. Espero ter a oportunidade de ir ao cinema ver também, porque além de amar animação, esse é um tipo de conteúdo que nos faz viajar no tempo mesmo. Obrigada pela dica!

    Cris
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhosa de dica André, eu vou querer mesmo assistir ao filme e sei que irei me emocionar muito! Adoro filmes assim que nos transmitem uma mensagem tão linda e inspiradora.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Minha filha não para se falar sobre esse filme, ela esta doida para ver.
    Achei bem interessante pela sua resenha, ainda mais que fala sobre amizade também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi André, amei a crítica e já estava muito afim de ver este filme... Você me deixou com mais vontade.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nossa, que incrível a história do livro! Eu nem sabia que era do Carlos Saldanha, se não já teria corrido pra assistir. Parece ser uma animação muito fofa. Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Amei seus comentário sobre o filme. Amo animações e achei a premissa dessa super interessante, com certeza já quero assistir. E bom saber que há o livro, também já quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ver uma reportagem sobre esse filme, e eu só tenho uma certeza: quero muito e preciso assistir esse filme!!
    É um filme que acima de tudo nos ensina a não julgar as pessoas pela aparência, e aprender isso tudo com filmes de animação é ainda melhor!!
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Aaaainn eu também amava o Touro Ferdinando! <3
    O livro está entre os meus mais desejados, mas confesso que to com um pezinho atrás de assistir a nova animação :|

    Beijos,
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Mesmo amando animações, confesso que quando vi o trailer desse desenho não senti vontade de assistir. No entanto, lendo seus comentários fiquei mais curiosa. Não sabia que ele era inspirado em um livro, mas fiquei chocada de saber que o livro chegou a ser proibido em alguns países.
    Fico feliz que o Carlos Saldanha tenha se saído bem com esse novo projeto, pois amo os outros desenhos dele. Fiquei curiosa para assistir esse e vou adicionar na minha lista de filmes para ver em 2018.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olaaa
    Nossa eu amo animações e ainda não conhecia essa mas com certeza estou curiosa depois de ler sobre e também curti as ilustrações e a arte no geral. Parece valer super a pena

    Beijos

    ResponderExcluir

Oie,
Obrigada por visitar os Garotos Perdidos.
Sua opinião é muito importante para mim.