Listas | Top 10 - Livros

26 de dez de 2017

Oi amigos,

Fazendo uma retrospectiva dos livros que li em 2017, percebi que li muita coisa boa. Foram 81 livros lidos e entre os melhores temos Distopia, Fantasia, Romance, Romance Homoafetivo, Drama e Suspense de várias editoras. Desses livros, dois foram nacionais! 2017 foi um ano muito bom em se tratando de leituras. Vamos ao Top 10 em ordem de leitura.

Fragmentados
Série: Fragmentados #1
Autor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito

Resenha

Comentário:
Uma distopia impactante que te faz pensar sobre a vida. Não apenas sobre onde ela começa ou termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

Sinopse:
Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços para serem implantados em outras pessoas, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award.


Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte

Comentário:
Este livro é muito mais do que um romance homoafetivo. É uma história de conhecimento próprio, de amizade e de amor pelos valores básicos da humanidade. Maravilhoso!

Sinopse:
Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


Eleanor e Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século

Comentário:
Outro romance que não teria nada de especial se não fosse pela escrita maravilhosa de Rainbow Rowell e seus personagens apaixonantes. Não tem como não se envolver, torcer e se apaixonar por Eleanor e Park, dois outsiders.

Sinopse:
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths.


A Filha do Sangue
Série: Trilogia As Joias Negras #1
Autora: Anne Bishop
Editora: Arqueiro

Comentário:
Uma fantasia sombria e forte na medida certa. Não entendo porque não fez tanto sucesso aqui no Brasil. Li os três livros da série emprestados e quero compra-los para ler e reler. Infelizmente, não é fácil encontrar os dois primeiros livros. Só em e-book. Me apaixonei pela história e pela autora. Seatan e Daemon são maravilhosos!

Sinopse:
O Reino Distorcido se prepara para o cumprimento de uma antiga profecia: a chegada de uma nova Rainha, a Feiticeira que tem mais poder que o próprio Senhor do Inferno. Mas ela ainda é jovem, e por isso pode ser influenciada e corrompida. Quem a controlar terá domínio sobre o mundo. Três homens poderosos, inimigos viscerais - sabem disso. Saetan, Lucivar e Daemon logo percebem o poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. Assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, no qual as armas são o ódio e o amor. E cujo preço pode ser terrível e inimaginável.


A Herdeira das Sombras
Série: Trilogia As Joias Negras #2
Autora: Anne Bishop
Editora: Arqueiro

Comentário:
O segundo livro de uma trilogia costuma ser arrastado, sem muitos acontecimentos importantes. Isso não acontece em A Herdeira das Sombras. A história continua densa, sombria e apaixonante.

Sinopse:
Há 700 anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súditos, uma profetisa viu na sua teia de sonhos e visões a chegada de uma poderosa Rainha. Jaenelle é essa Rainha. Mas mesmo a proteção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos quase a destruíssem. Agora é necessário protegê-la até as últimas consequências.

Três homens estão dispostos a dar a vida por Jaenelle. Mas há quem seja capaz de tudo para controlar ou destruir a Rainha. Conseguirá ela cumprir seu destino como detentora do maior poder que o mundo já conheceu?


A Rainha das Trevas
Série: Trilogia As Joias Negras #3
Autora: Anne Bishop
Editora: Arqueiro

Comentário:
Você deve estar se perguntando porque não coloquei a trilogia completa como um dos top 10. É porque cada livro é realmente maravilhoso e apaixonante. Não tem como não citar cada um deles. Sim! Gostei nesse nível. Eles estão como meus livros favoritos da vida.

Sinopse:
Incapazes de atingir Jaenelle, a jovem Rainha, os membros corruptos dos Sangue fazem um jogo perverso de diplomacia e mentira, procurando destruir aqueles que sempre deram tudo por ela. E revertem as culpas para o seu tutor, Saetan, que passa a ser visto como a maior das ameaças ao poder instituído. Com Jaenelle como Rainha, a chacina do povo e a profanação das terras irá terminar. Porém, onde se fechou uma porta poderá abrir-se uma janela E mesmo que Jaenelle possa contar com os seus aliados, talvez não seja suficiente: só um terrível sacrifício poderá salvar o coração de Kaeleer

Quinze Dias
Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt

Comentário:
Sempre tive um pé atrás com livros escritos por Booktubers, mas Vitor Martins quebrou esse meu preconceito com a história supersensível de amor entre Felipe e Caio. Espero ansioso pelo próximo livro que Vitor já está escrevendo. É daqueles livros que aquecem o coração e nos deixam com um sorriso no rosto.

Sinopse:
Felipe está louco para o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube.

Mas as coisas fogem um pouco do controle quando sua mãe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.


Ninguém Nasce Herói
Autor: Eric Novello
Editora: Seguinte

Resenha

Comentário:
Uma distopia nacional magnificamente escrita por Eric Novello. O realismo mágico criado por ele é perfeito e funciona muito bem para a história. Apesar de ser uma distopia, ela amedronta por vermos sinais desse futuro hoje em nossa própria sociedade. Quero ler mais livros desse autor.

Sinopse:
Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela rua, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.


O Ódio que Você Semeia
Autora: Angie Thomas
Editora: Galera Record

Comentário:
Essa não é uma história que eu leria normalmente. Não gosto de dramas reais que mostram como o ser humano pode ser cruel. Felizmente, fiz uma leitura coletiva com amigos e fiquei fascinado pela história e pela força de Starr. A autora fala sobre racismo sem rodeios, mas sua narrativa flui muito bem. Uma história forte e necessária.

Sinopse:
Starr aprendeu com os pais como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por um policial branco, tudo o que Starr espera é que Khalil também saiba como se comportar. Um movimento errado e Khalil está no chão, coberto de sangue. Morto.

Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.


Por Trás de Seus Olhos
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Intrínseca

Comentário:
Fui apresentado a esse livro no evento da editora Intrínseca durante a Bienal do Rio. Falaram que não poderiam dizer muita coisa porque qualquer coisa poderia ser um spoiler. Afirmaram que até a capa e o título eram um spoiler. Achei que isso era apenas uma jogada de marketing, mas não. Nos capítulos finais fiquei olhando para a capa com cara de idiota. Como não percebi antes? Estava ali o tempo todo. Um thriller empolgante e surpreendente. Ainda fico abismado quando lembro o plot twist.

Sinopse:
Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém.

Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos.

Que venham mais livros em 2018!

Beijos

Pense em uma coisa boa
e num instante você voa.
 Pense em uma coisa linda
se você não voa ainda.

8 comentários:

  1. Oii
    Nessa lista tem muitos livros que quero ler, como Frgmentados, Eleanor e Park, Quine dias, Aristoteles e Dante, O ódio que você semeia. Eu não gostei tanto quanto você de Ninguém nasce herói!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Bela lista. A trilogia das joias negras também faz parte dos meus preferidos. Fragmentados e sua continuação foi uma grande surpresa, leitura 5 estrelas. Os outros ainda não li, mas alguns já estão na minha lista.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Achei a lista bem interessante e legal, dos livros acima citados eu tenho apenas Fragmentados e vou tentar ler o quanto antes!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. olá... apesar de ter ouvido falar em todos os titulos, só li o primeiro da lista. e gostei dele ^^
    os demais não me atraíram...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Comprei a coleção da Joias Negras num impulso e ainda não tive tempo de ler! Chega a ser absurdo isso... rsrs... Dos demais, espero ler a coleção Fragmentados em breve, pois me parece ser uma boa ficção. Ei li uns 50 e poucos. Espero avançar a meta ano que vem! ;)

    ResponderExcluir
  6. Nossa André, Amei seu top 10 e só me deixou com mais vontade de ler a trilogia das Joias Negras e vários outros. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie
    meu deus, eu to louca por Por tras dos seus olhos e O Ódio que você semeia, recebo Ninguém nasce heroi e vi que parece ser uma leitura legal ms não estava muito empolgada, porem depois do seu comentário estou mais animada e tentarei das uma chance

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    De todos eu li O Ódio que Você Semeia e gostei bastante, toda a mensagem é muito boa.
    Gostei da sinopse de Eleanor e Park!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Oie,
Obrigada por visitar os Garotos Perdidos.
Sua opinião é muito importante para mim.