Listas | Dia dos Namorados

9 de jun de 2017

Oi Perdidos,

O sentimento que nos une é mais do que um feliz acaso, é uma história de amor.

Em 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados aqui no Brasil, por isso resolvi fazer este post comemorativo.

A ideia é listar alguns Romances que de alguma forma se destacaram na minha vida de leitor. Tenho que confessar que nunca fui muito fã de Romances, mas tenho lido muita coisa recentemente que tem chamado a minha atenção.

O Dia dos Namorados, conhecido em outros países como Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Em alguns lugares também é o dia para se festejar a amizade.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do Dia de Santo António, santo português com fama de ser casamenteiro. A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Doria trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan:

Não é só com beijos que se prova o amor.

Tendo o Dia dos Namorados em mente vamos conversar um pouco sobre os Romances, livros onde os casais, independente das situações e problemas que possam ter, lutam para viver um grande amor.


Muita gente torce o nariz para a série Crepúsculo (de Stephenie Meyer, Editora Intrínseca), mas eu li a série quando estava em férias e sem grana para fazer muita coisa. Posso dizer que a série salvou minhas férias. Terminava de ler um e já ia à livraria para comprar o livro seguinte. Nesse ritmo, li os quatro livros da série que mistura romance com criaturas sobrenaturais em apenas um mês. Gostei muito, mas a superexposição da história, principalmente com o lançamento dos filmes, me fez enjoar um pouco de Bela, Edward e Jacob.

Crepúsculo foi a primeira série de Romance Sobrenatural que li e é um dos subgêneros que mais curto dentro dos Romances. Nessa linha, indico as séries:

Série: Acampamento Shadow Falls
# Livros: 5
Autora: C. C. Hunter
Editora: Jangada
Gênero: Romance Sobrenatural
Ano: 2011
Classificação:
Série: Lux
# Livros: 5
Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Valentina
Gênero: Romance, Ficção
Ano: 2015
Classificação:


Outro livro que marcou o gênero foi Cinquenta Tons de Cinza, (de E. L. James, Editora Intrínseca). Todo mundo falava sobre o romance sadomasoquista entre Christian Grey e Anastasia Steele, mas me recusava a ler um livro onde a mulher se submetia a situações de total anulação para satisfazer o parceiro. Sei que esse é o conceito da Dominação, mas não achava legal a romantização disso. Uma tia minha sempre falava que eu deveria ler. “Ela consegue mudar o lado sombrio dele. É uma linda história de amor” – dizia. O que nos leva a outro problema: a dominação não é uma doença para ser curada. Apesar disso, acabei lendo e gostei muito da série, para minha surpresa.

E. L. James transformou o mercado literário e tirou muitos Romances Eróticos que não eram vistos (e ainda não são por algumas pessoas) como literatura. Surgiram vários livros do gênero que também gostei, como:

Série: Desejo Proibido
# Livros: 3
Autora: Sophie Jackson
Editora: Arqueiro
Gênero: Drama
Ano: 2015
Classificação:
Livro: Amor Imenso
Autora: Penelope Ward
Editora: Essência
Gênero: Romance
Ano: 2017
Classificação:

Os gêneros Romances Sobrenaturais e Romances Hot são criticados por serem muito clichês, mas que gênero não é? Após lermos muitos livros de um determinado gênero a gente já sabe basicamente o que vai acontecer, mas o que importa é a forma como o autor conta os dilemas amorosos dos personagens e se eles são cativantes o suficiente para ficarem em nossas mentes por algum tempo. Quem nunca shipou um casal e torceu muito para que eles ficassem juntos no final?

Outro subgênero bem famoso são os Romances de Época. Vou confessar que não gosto muito desse subgênero, mas já li alguns títulos dos quais gostei bastante.

Livro: O Príncipe dos Canalhas
Série: Canalhas #1
Autora: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Ano: 2015
Classificação:

Esse livro tem uma pegada mais sensual. Acho que sou um pouco safadinho, mas não gostei só por isso. A história é bem contada e os personagens envolventes. Como se esquecer de Lorde Belzebu [risos].


Vamos falar agora dos romances que nos fazem chorar muito. Quem não se acabou em lágrimas com A Culpa é das Estrelas (de John Green, Editora Intrínseca). Nessas histórias, o drama é muito presente e luta pela vida uma necessidade para que o romance continue existindo. Alguns terminam bem, outros nem tanto.

Livro: Como Eu Era Antes de Você
Autora: JoJo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama, Romance
Ano: 2013
Classificação:
Livro: Eu Estou Aqui
Autora: Clèlie Avit
Editora: Fábrica231
Gênero: Romance, Drama
Ano: 2016
Classificação:


Por último, mas não menos importante, temos os Romances Nacionais. Autores que nos dão orgulho por serem brasileiros e não deverem em nada aos autores estrangeiros. Encabeçando essa lista vem a rainha Carina Rissi com a série Perdida, onde um amor pode ultrapassar as barreiras do tempo. Ian Clack e Sofia são muito fofos.

Livro: Ainda Não Te Disse Nada
Autora: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Gênero: Nacional, Romance
Ano: 2011
Classificação:
Livro: O Cobiçado: Rohan Sen
Série: O Cobiçado #1
Autora: Mari Scotti
Editora: Amazon
Gênero: Romance, Reality Show, Roqueiro
Ano: 2016
Classificação:

O tempo pode passar, os tipos de romances que fazem sucesso podem mudar, mas o importante é que o amor vai estar sempre no ar.

Feliz Dia dos Namorados mesmo para os que estão solteiros como eu.

Beijos.

...se a vontade de ficar juntos
chegar a apertar o coração, agradeça:
Deus te mandou um presente:
O Amor. (Drummond de Andrade)

10 comentários:

  1. Oi André, amei o post... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá André!! Que lista!!!! Sério... com medo dela, li duas indicações suas e foram tiros certeiros. Dessa lista e que não li vou encarar o livro A Culpa é das estrelas, porque tenho o físico e não li. Depois te conto o que achei. Beijos e parabéns pelo blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pelo romance de crepúsculo, só tive oportunidade de assistir ao filmes, mas sei que seria uma ótima pedida para ler, ótima listinha querido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi. feliz dia dos namorados, mesmo solteiro., aqui, comemoramos com fogos e fogueira, gotas de velas na água para descobrir o nome do amadx. Sobre os livro, nenhum me chama atenção, mas acho que para quem curte, no dia dos namorados é uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Que post maravilhoso! Adorei saber sobre a história da data aqui no Brasil, é um fato bem interessante. Eu amo um bom romance, assim já li e morri de amores pela maioria dos livros indicados haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ooi!
    Adorei seu post!
    Sou a louca dos romances hahaha ❤
    E adoro muitos dos livros indicados!
    Beijos​

    ResponderExcluir
  8. Oie
    como eu era antes de você é maravilhoso para se dar de presente, eu querto mt ler Eu estou aqui e espero adorar. A culpa é das estrelas não preciso nem comentar hehe

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Sei que muitos leitores não gostam da saga crepúsculo, mas eu confesso que amo.
    Tenho certa curiosidade em conhecer a série Acampamento Shadow Falls, já li várias resenhas e sempre prometo a mim que vou ler.
    Como eu era antes de você eu não li e não pretendo ler, mas achei o filme lindo.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Eu estou aqui me decepcionou na finalização. E o príncipe dos canalhas é legalzinho, mas existem livros melhores.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir