Resenha | Adorável Cretino

1 de fev de 2017
Oi Perdidos,

Depois que li os ótimos Fragmentados e Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo (ainda estou devendo esta resenha), tive uma pequena ressaca literária. Não parava de pensar em Dante, Ari, Connor, Risa, Lev e nas suas histórias.

Tentei pegar Armada para ler, mas a leitura não acontecia. Foi quando pensei em ler um romance leve para aliviar a cabeça e acabei escolhendo Adorável Cretino.

Para minha surpresa, Adorável Cretino, da mineira Camila Ferreira, além de leve é muito divertido.

Título: Adorável Cretino
Autora: Camila Ferreira
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Romance, Comédia, Erótico
Páginas: 256
Ano: 2015
Classificação:


Estamos em Las Vegas, a cidade onde quase tudo é permitido. Conhecemos Jason Hoffman, 30 anos, 1,87 de altura, corpo forte na medida e cabelos castanho-claros. Seus olhos é uma mistura de azul com verde que hipnotizam qualquer mulher. Ele perdeu seus pais em um terrível acidente aéreo quando tinha apenas 7 anos de idade. Desde então, foi cuidado pelo avô que fez questão que ele cuidasse dos negócios da família: um luxuoso hotel resort na cidade do pecado.

Até hoje não tive dificuldade com absolutamente numa mulher. Geralmente, meu olhar acompanhado do meu sorriso são suficientes para derreter suas calcinhas. Não quero ser convencido, mas as mulheres são minha especialidade.

Ele é depravado e se auto classifica como um VAX (Viciado Assumido em Xoxota). Charmoso e cheio da grana, está acostumado a pegar todas as mulheres que deseja, até conhecer Hellen em uma festa.

Hellen está em Las Vegas para estagiar em um grande hotel de luxo que garantirá um ótimo salário e um futuro promissor no ramo do turismo. Ela está acostumada a se envolver com cretinos e decidiu que não iria mais se envolver com esse tipo de homem, por isso, quando Jason parte para cima dela, ele acaba dentro da piscina de roupa e tudo.

Claro que o hotel onde Hellen vai trabalhar é o hotel que Jason é um dos sócio e ele não vai esquecer o que ela fez com ele. Começa um jogo de vingança e sedução entre os dois.

Está certo que o livro está cheio dos clichês do gênero, mas a autora não esconde que este é um autêntico conto de fadas. Jason sabe que não é um príncipe. Está mais para um sapo do que para um príncipe, mas Hellen, como toda mulher, sonha em transformar o sapo em príncipe encantado com o seu beijo mágico.

Os capítulos são curtos e intercalam os pontos de vista de Jason e Hellen. Gosto muito desse tipo de narrativa, porém, o capítulo seguinte sempre volta um pouco no tempo mostrando o ponto de vista dos dois personagens sobre um mesmo fato. Quando não há muita diferença entre eles, isso fica um pouco repetitivo.

O ponto forte do livro é o lado cômico. Em vários momentos, tanto Jason quanto Hellen começam a dialogar com o leitor nos levando à risadas na maioria das vezes, ou à reflexão, em outros. Em um desses momentos, Hellen compara os homens caseiros e românticos com os canalhas.

Já conheci homens caseiros e românticos. Sim, eles existem! O problema é que procuramos por esses homens nossa vida toda e, quando eles finalmente aparecem, nós, mulheres, os rejeitamos.

Acho que enquanto gritamos para os quatro ventos que queremos homens legais, românticos e caseiros, o nosso maldito subconsciente implora por canalhas.

Sempre pensei sobre isso. As mulheres são seres inexplicáveis [risos]. Esses diálogos dos personagens conosco faz com que nos identifiquemos com eles e torçamos para que tudo acabe bem.

Um romance leve e engraçado, que se destaca dos outros títulos do gênero. Fiquei com vontade de ler mais livros da autora. Ela tem muito potencial!

A autora Camila Ferreira é natural de Belo Horizonte. Camila deixou o Brasil com a família em 2011 para viver nos EUA. Sua paixão pela escrita começou ainda na adolescência e quando lançou Adorável Cretino online teve mais de 2 milhões e 500 mil leitores. O livro fez tanto sucesso que a Universo dos Livros comprou os direitos para lançar os livros físicos. A autora tem mais 5 livros escritos: Infeliz Coincidência, Descobrindo Você, Dona do Futuro, Depois que Te Encontrei e Inferno Perfeito.

Beijos.

Pense em uma coisa boa
e num instante você voa.
Pense em uma coisa linda
se você não voa ainda.


 Tem sorteio rolando aqui no blog.
Separei dois livros que entraram para a lista dos Melhores de 2016 para sortear: Apenas um Garoto e O Príncipe dos Canalhas.
Este sorteio é para comemorar o novo layout e os 9 meses de vida do blog.
Não deixe de participar! Basta clicar aqui seguir as informações.
O sorteio termina no dia 12/02/2017

22 comentários:

  1. Tenho sérios problemas com esse livro, li ele e não gostei não, ele reforça muitos estereótipos negativos em relação a mulher, muitos mesmo, além do machismo velado, eu li mas sinceramente doei o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paac,
      Você tem razão, mas não podemos esquecer que os capítulos que são narrados pelo Jason tem que ter esse ar machista mesmo, afinal estamos dentro da cabeça de um cretino. Adorado, mas cretino. ;)
      Beijos.
      Tem sorteio de 2 livros rolando lá no blog. Não deixe de participar :}

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu não gostei desse livro, a leitura não me prendeu nadinha, uma pena, pois queria pelo menos concluir a leitura.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayanni,
      Pena que o livro não prendeu a sua atenção.
      Beijos
      Tem sorteio de 2 livros rolando aqui no blog. Não deixe de participar :}

      Excluir
  3. Nossa, já li muitos comentários sobre esse livro tanto bons como ruins!
    Não é algo que me agradaria, mas ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      Obrigado. Li esse livro sem saber praticamente nada dele. Nem sabia que era de uma autora nacional. As tiradas do Jason me fizeram rir durante vários momentos. O fato de muita gente não gostar do livro me fez questionar se gostei por ser do sexo masculino. Será? Acho que não!
      Beijos.
      Tem sorteio de 2 livros rolando aqui no blog. Não deixe de participar :}

      Excluir
  4. Oiii André, tudo bem?
    Menino eu tenho sérios problemas em gostar desse livro, por mais que eu sempre tenha lido comentários positivos, ainda não consigo me prender fielmente a começar.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs,
      Tudo bem. Acontece.
      Beijos.
      Tem sorteio de 2 livros rolando aqui no blog. Não deixe de participar :}

      Excluir
  5. Oioi!

    Mesmo você tendo gostado do livro e deixado isso bem claro na resenha, eu não me animo, não.
    Não faz o meu estilo de leitura. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra,
      Normal. Tem livros que não fazem o nosso estilo ou a sinopse não nos deixa com vontade de ler.
      Beijos.
      Tem sorteio de 2 livros rolando aqui no blog. Não deixe de participar :}

      Excluir
  6. Olá André, tudo bem?

    Cara, particularmente eu não gostei da premissa de Cretino, já vi alguns comentários positivos, mesmo assim não me agradou. Gostei da sua resenha ter fica objetiva, parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Que bom que gostou da resenha, mesmo o livro não chamando a sua atenção. Valeu!
      Tem sorteio de 2 livros rolando aqui no blog. Não deixe de participar :}

      Excluir
  7. Oi.

    Li esse livro mês passado. Estava passando pela Amazon e decidi tentar a sorte. Li e gostei um pouco dele. Já tinha lido alguns livros parecidos, então não foi surpresa com o que encontrei. Estou com outros títulos da editora parecidos com esse para ler. Espero gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      A Universo dos Livros tem muito livro neste estilo. Se gostar de algum em particular não deixe de indicar pra gente.
      Beijos.
      Tem sorteio de 2 livros rolando aqui no blog. Não deixe de participar :}

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro! Pelo "cretino" no título achei que fizesse parte daquela série em que todos os livros tem essa palavra no nome hahah
    Bacana que seja de uma autora nacional! "nossos" autores precisam ser prestigiados.
    Fiquei assim >>> :O quando li o significado de VAX hahahahahahha parece ser mesmo engraçado!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kemmy,
      Sei de qual série você está falando. Os comentários do nosso Cretino são sempre assim e foi isso que chamou a minha atenção. Não li nenhum outro livro do gênero com um humor tão direto e sarcástico assim. O livro é ótimo? Não, é cheio de clichês! É divertido? Sim! Para ler sem analisar muito ;)
      Beijos.
      Tem sorteio de 2 livros rolando aqui no blog. Não deixe de participar :}

      Excluir
  9. Olá André, apesar de você comentar que é uma leitura leve e divertida não consegui ficar empolgada para lê-lo, além do enredo clichê acho que os personagens não iriam me cativar, enfim, adorei sua resenha porém vou passar a dica.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  10. André, essa não é a leitura que eu faria no momento! Por isso passarei a dica! Mas fico feliz que ele seja o tipo de livro que possamos ler pós ressaca literária (Caso precise lembrei dele). Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie André=)

    Confesso que não costumo ler muito livros do gênero, a não ser quando estou com um ressaca literária daquelas e preciso ler algo despretensioso para passar o tempo.

    Esse me chamou a atenção por ter mais esse lado cômico que você mencionou.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  12. Olá André!
    Eu fujo desses livros como o diabo foge da cruz rs
    Porém muitos amigos vivem me falando para ler e se eu for analisar minhas recentes ressacas literárias, acho que preciso de romances leves como opção.
    Acho que vou colocar esse livro e livros correlatos na categoria "saia da ressaca literária" rs.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá André! Confesso que livros desse gênero não curto muito, li um ou outro, mas nenhum chegou a chamar minha atenção. Adorável Cretino parece até um pouco divertido de ler.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie tudo bem? Fiquei curiosa ao saber q o livro tem esse "lado cômico" como um dos pontos fortes como vc disse, gosto de leituras assim leves e q me fazem rir.

    ResponderExcluir