Crítica | La La Land: Cantando Estações

25 de jan de 2017
Cantando Estações

O primeiro trimestre do ano é uma ótima época para frequentar as salas de cinema. A maioria dos filmes indicados ao Globo de Ouro e ao Oscar chega por aqui durante este período.

Em 2016, eu assisti a excelentes filmes nessa época, como: A Garota Dinamarquesa, O Quarto de Jack, Spotlight e, até, Deadpool.

O primeiro filme dos indicados ao Oscar de Melhor Filme que assisti neste ano foi La La Land. Comecei logo com o filme que ganhou 7 Globos de Ouro e foi indicado para 14 Oscars, além de conquistar os corações de público e crítica.

Título: La La Land: Cantando Estações
Título Original: La La Land
País: EUA
Ano: 2016
Diretor: Damien Chazelle
Atores: Ryan Gosling, Emma Stone e John Legend
Gênero: Comédia, Romance, Musical
Distribuição: Paris Filmes
Classificação:


Estava realmente com vontade de ver esse musical que conta o romance entre um pianista de jazz e uma aspirante a atriz pela cidade de Los Angeles, mas vamos combinar que o subtítulo Cantando Estações, apesar de fazer sentido (o filme é dividido em 4 partes, uma para cada estação), é desanimador.

Durante os créditos iniciais, somos informados que o filme foi filmado em Cinemascope, como nos grandes musicais. A tela se expande para o formato Wide e vemos várias pessoas presas em um enorme engarrafamento, onde as pessoas saem de seus carros, dançam e cantam a música Another Day of Sun. A cena de abertura já demonstra o clima do filme e é uma das minhas favoritas. Filmada em plano sequência, ou seja, sem cortes, funciona mesmo sem ter um ator, cantor ou dançarino conhecido. Brilhante começo!

Mia (Emma Stone) é uma das pessoas presas no engarrafamento. Ela aproveita para ensaiar a cena de um teste e, quando o transito começa a andar, Sebastian (Ryan Gosling) buzina pra ela não prender o fluxo de carros. Esse é o primeiro encontro deles e não é nada amigável.

Sebastian, ou Seb, é um grande pianista de jazz que ganha a vida tocando em restaurantes onde ninguém escuta o seu talento. Seu sonho é abrir uma casa de jazz. Quando Mia sai de uma festa e tem que ir pra casa andando, acaba entrando em um restaurante com música ao vivo justamente quando Seb está sendo demitido. Se você achou que o segundo encontro deles seria mais romântico, se enganou.

Enquanto cada personagem está perseguindo seus sonhos, eles vão se esbarrado pelo caminho e se ajudando mutualmente. Criando um relacionamento mágico que proporciona alguns momentos engraçadíssimos e outros de encantar os olhos e os ouvidos.

Quero destaca dois números musicais que adoro. O primeiro delas é quando ambos saem de uma festa e caminham juntos até o carro de Mia. Seb começa a canta A Lovely Night para implicar com Mia e os dois entregam uma cena clássica que homenageia os grandes Fred Astaire e Ginger Rogers. Prestem atenção para a linda fotografia dessa cena com a cidade de Los Angeles ao fundo. A outra cena é quando estão no planetário da cidade e começam a flutuar e dançar entre as estrelas e os planetas. Uma cena singela e mágica!

As músicas são ótimas e a trilha sonora é fantástica! A química entre Gosling e Stone é tão grande que fica difícil imaginar ele contracenando com outra atriz. Emma Watson, de Harry Potter, estava cotada para viver Mia, mas desistiu para fazer A Bela e a Fera. La La Land é um filme para ver e rever.

City of stars
Are you shining just for me?
City of stars
There's so much that I can't see
Who knows?
I felt it from the first embrace I shared with you
That now our dreams
They've finally come true

No final, o filme conta a historia de duas pessoas perseguindo seus sonhos enquanto estão juntas. Será que o amor é capaz de vencer todos os obstáculos da vida? Mas, na realidade, o que é amor e de qual tipo de amor estamos falando?

Beijos.

Pense em uma coisa boa
e num instante você voa.
Pense em uma coisa linda
se você não voa ainda.


 Tem sorteio rolando aqui no blog.
Separei dois livros que entraram para a lista dos Melhores de 2016 para sortear: Apenas um Garoto e O Príncipe dos Canalhas.
Este sorteio é para comemorar o novo layout e os 9 meses de vida do blog.
Não deixe de participar! Basta clicar aqui seguir as informações.
O sorteio termina no dia 12/02/2017

2 comentários:

  1. Gente, mas é muito hype em volta desse título! Eu ainda não consegui ir ao cinema pra assistir mas gostei muitíssimo da sua crítica! Deu pra ter uma ideia legal do filme sem spoilers!
    Bjs

    Laiara Dias

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Quero muito assistir esse filme! Adoro musicais, ainda mais quando são bem feitos e com um cenário bem elaborado como esse parece ser. Espero gostar do filme também pois expectativa é o que não falta!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir