[Fallen #1] Fallen - Lauren Kate

29 de dez de 2016

Oi Perdidos,

Dei uma parada na leitura da série A Mediadora (só falta Lembrança) para ler Fallen, primeiro livro da série sobre Anjos Caídos escrita pela autora americana Lauren Kate. Logo se tornou um Best-Seller nos EUA e a adaptação para os cinemas estreou este mês no Brasil. Queria ler o livro antes do filme, apesar de muita gente falar mal dessa série. Dizem que é muito infantil, cheia de clichês e que a personagem principal é mimizenta. Não curto personagens mimizentos, por isso comecei a ler com a expectativa lá em baixo, mesmo gostando de Romances Sobrenaturais.

Título: Fallen (Fallen)
Série: Fallen #1 (Fallen #1)
Autor(a): Lauren Kate
Tradutor(a) Alda Lima
Editora: Galera Record
Gênero: Romance, Sobrenatural, Fantasia, Young Adult, Anjos
Páginas: 401
Ano: 2011
Classificação:


O livro começa mostrando um jovem casal apaixonado. O ano é 1854, em Helton, Inglaterra. De volta para o presente, somos apresentados à Lucinda Price que está chegando ao reformatório Sword & Cross. Uma escola vigiada a todo tempo por câmeras e onde os alunos têm a liberdade de se vestirem como quiserem, desde que as roupas sejam discretas e da cor preta. Ela é apresentada à escola por Ariane, uma garota psicopata com cicatrizes ao longo do pescoço e de um dos lados do rosto.

Luce foi obrigada a frequentar a Sword & Cross após o incêndio misterioso que matou Trevor, um garoto de quem gostava. Eles estavam juntos no dia do incêndio e Luce se culpa pela morte dele porque ela sentiu uma presença estranha e viu sombras retorcidas acima de suas cabeças. Luce costuma ter essas visões desde os 7 anos de idade e foi diagnosticada como tendo pequenos episódios de esquizofrenia paranoide. Ela acredita que foram as sombras que mataram Trevor.

Gostei muito do clima gótico da história. O reformatório é sombrio e você consegue sentir como é claustrofóbico viver "preso" ali tendo que conviver com personagens com passado tão tenebroso quanto o de Luce.

A mudança de escola, ficar longe dos pais e da melhor amiga, Callie, não está sendo fácil para Luce, mas tudo parece mudar quando ele encontra Daniel Grigori. Algo parece estranhamente familiar em Daniel, mas ele se mostra ríspido com ela.

Cam, um cara legal mas um pouco intimidante, está dando em cima de Luce, porém ela não consegue tirar Daniel da cabeça. A autora cria um triângulo amoroso entre Daniel, Luce e Cam, mas isso não me incomodou. Primeiro, porque não é Luce que fica dando em cima de Daniel e Cam. É Cam quem procura por Luce, mesmo ela se sentindo atraída por Daniel. Ela chega até a ficar balançada em alguns momentos, mas não é nada parecida com a Bela de Crepúsculo (ainda bem... rsrs).
Cam enfiou a mão no bolso e tirou uma palheta verde com o número 44 impresso.
- Esse é o número do meu quarto. Passa lá qualquer hora.

Após um acidente no restaurante do reformatório, Luce conhece Penn, filha do ex-faxineiro da Sword & Cross. Penn é uma garota bem comum que só continua naquela escola porque seu pai está enterrado ali. As duas ficam amigas imediatamente.

Daniel guarda um segredo e Luce está determinada em saber o que é, mesmo que isso possa custar a sua vida. Não é spoiler dizer que ele é um dos Anjos Caídos, mas a autora segura essa informação até a metade do livro, como se isso fosse um grande segredo. A própria sinopse já entrega (!). Ele é apaixonado por Luce, mas tem medo do que pode acontecer com ela se ficarem juntos. Apesar de não haver segredos sobre a identidade sobrenatural de Daniel, há outros segredos na história que mantém o interesse do leitor: Que sombras são aquelas que Luce vê desde criança e que causaram a morte de Trevor? Luce é realmente esquizofrênica? Os sonhos dela com Daniel são reais ou frutos da sua imaginação?

A escrita em terceira pessoa de Lauren Kate é gostosa e, apesar dos clichês e das frases de impacto, consegue prender a atenção. Conseguiu superar minhas expectativas, mesmo elas sendo praticamente nulas, e fiquei com vontade de ler o segundo livro da série. Um início divertido, romântico com um toque gótico.

Ela levantou os olhos para Daniel. Suas cores pareciam brilhantes também. Sua pele era dourados, sob a luz, os olhos eram quase como a chuva. Luce observou - sentindo um meisto de confusão e vergonha, e uma tentação maior ainda - enquanto Daniel subia a margem de volta. Um raio de sol passou por entre as árvores e envolveu sua silhueta com um brilho radiante. Como a água cintilava sob a luz do sol, quase parecia que Daniel tinha asas.

A série é composta por quatro livros: Fallen, Tormenta, Paixão e Êxtase, mas também tem os Spin-Off: Apaixonados, Anjos na Escuridão e O livro de Cam.

Você já leu a série Fallen? Os leitores costumam se dividir entre amar ou odiar. Deixe nos comentários a sua opinião. Já li os 4 livros, mas tentei me ater apenas em comentar sobre o primeiro volume da série.

Abraços.

13 comentários:

  1. Olá,
    Há uns três anos li a série toda em uma semana e tenho que dizer que gostei bastante. Foi quando iniciei meu amor por livros que tratassem sobre anjos caídos e daí em diante busco sempre livros que apresentem tais personagens.
    Estou bem ansiosa para ver a adaptação, mas também com muito medo de acabar me decepcionando.
    Adorei saber suas impressões e espero que continue lendo a série.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie André!
    Essa é uma das séries que não tenho interesse em conhecer. Mesmo antes do filme, sempre ouvi comentários positivos e negativos, pessoas recomendando e tal... mas, mesmo lendo a sinopse e resenhas como a sua, nunca me senti motivada a ler.
    Por enquanto, ainda não estão na minha lista de desejo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu confesso que não tenho muita vontade de ler Fallen, mas como eu ganhei o livro, eu pretendo lê-lo ano que vem para matar a curiosidade. Assim como você, eu vou lê-lo com as expectativas lá embaixo para não me decepcionar. E que legal ver um homem na blogosfera :D

    Abraço,
    http://subscrevendome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi, André. então...a serie Fallen não tá entre minhas queridinhas... apesar de curtir ambientação gótica, não consegui me ater a trama... tenho uma amiga que ama, leu todos mas realmente tentei e desisti em poucas páginas...
    bj...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,
      Gostei do primeiro livro, gostei mais ainda do segundo, mas o terceiro e péssimo. O quarto só se salva porque alguns segredos são revelados e ficamos sabendo qual será o final de Luce e Daniel. Em médis, a série recebeu 2,5 folhas de classificação. Vou publicar a resenha dos outros livros em breve.

      Excluir
  5. Confesso que Fallen não foi um dos meus livros favoritos. Eu achei os personagens bastante irreais e completamente distorcidos. Esperava muito mais da história e do "sobrenatural" do enredo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora,
      Como ouvi muita gente falando mal dá série, espera não ter gostado. Gostei só do primeiro e segundo livros. Os outros são muito fracos.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu enrolei tanto pra iniciar essa série que acabei perdendo o interesse, mas acho a premissa dela bem interessante, deveria ter lido logo que lançou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá
    eu li o primeiro e o segundo livro da série faz um bom tempo mas não gostei nada de nenhum mas estou cruiosa pelo filme, muito boa sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Bom, minha história com esse livro não foi muito boa, comecei a ler cerca de três vezes, mas não consegui chegar até o fim. Não gostei muito do ritmo narrativo, a história caminha a passos muuuito lentos até a metade. Acabei passando o livro para frente, dei para uma prima minha que felizmente adorou a história de Fallen e adquiriu todos os outros da livros da série.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Muito interessante sua opinião sobre a série fallen... até agora nao tinha gostado do que eu li, achava um pouco juvenil. Gostei do cenário gótico com tipo um colégio interno... bem legal!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Tentei uma vez ler o primeiro livro da série, porém não consegui dar continuidade a leitura. Não fluiu bem e a história em si era muito parecida com uma outra aue tinha acabado de ler.
    Mas agora com o lançamento do filme, estou bastante curiosa para ler rs. Quem sabe?
    Gostei da sua resenha :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Realmente tem isso e ficar entre amor e ódio com essa série, e eu fiquei no amor por ela. Já li até o segundo apenas, mas não vejo a hora de poder ler o resto da série.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir