[A Mediadora #6] Crepúsculo - Meg Cabot

7 de dez de 2016

Oi Garotos Perdidos,

Crepúsculo é o último livro da série. Tudo que espero é que a autora Meg Cabot encerre a história de forma coerente e com um final feliz para Suze e Jesse. Será que ela vai conseguir isso após 6 livros?


Título: Crepúsculo (Twilight)
Série: A Mediadora #6 (The Mediator #6)
Autora: Meg Cabot
Tradutor: Alves Calado
Editora: Galera Record
Gênero: Infanto-Juvenil, Romance, Fantasia
Páginas: 271
Ano: 2007

O livro começa com Suze se lembrando do dia em que seu pai saiu de casa para correr no parque e sofreu um ataque cardíaco. Se ela soubesse que ele iria morrer no meio da pista de corrida e na frente de estranhos, teria tentado impedir. Mas ela não tinha como saber. O dom que a Suze tem é ver e interagir com os mortos para entender suas mágoas e ajudá-los a resolver seus problemas com os vivos. Nada de premonições!

Em uma dessas interações, começa mais um embate ente Suze e Paul, outro mediador que ela conheceu em A Hora Mais Sombria (A Mediadora #4). A Sra. Gutierrez procura por Paul para que ele pegue o dinheiro que ela escondeu antes de morrer e entregue para o seu neto, mas Paul decide ficar com o dinheiro para si, irritando Suze. 

Em Crepúsculo, Paul mostra sua verdadeira personalidade. Não que não tivesse mostrado antes, mas neste último livro ele não tenta nem ao menos esconder quem realmente é. Ele pergunta a Suze se ela não quer que ele faça Jesse desaparecer, da mesma forma que fez com a pobre Sra. Gutierrez. Ela questiona Paul sobre o acordo que tinham feito e ele responde que prometeu que não iria matá-lo, mas não disse nada sobre impedir que ele morresse.

Esse é o grande plot de Crepúsculo e funciona muito bem. Será que Paul conseguiria impedir que Jesse morresse e continuasse vivo em pleno século XIX? Suze se desespera porque se ele conseguir, ela e Jesse jamais iriam se conhecer, mas, por outro lado, ele passaria a ter uma vida. 


Não se preocupe Suze. Só digamos que meus planos para o Jesse... são mais humanos do que o que você planejou para mim.

Não vou falar mais sobre a sinopse pra não estragar as surpresas preparadas por Meg Cabot para o encerramento de A Mediadora. Só vou dizer que a última parte do livro é muito eletrizante e chega a emocionar em um momento bem tocante.

A autora conta um pouco mais sobre a vida e as expectativas que Jesse tinha antes de morrer. Apresenta, também, novas habilidades dos mediadores que eram desconhecidas até agora por nós e , finalmente, conseguimos entender a mente de Paul Slater. Chegamos a conclusão de que ele é, na verdade, um jovem psicopata. Mesmo assim, Paul é um dos personagens mais divertidos da série.

A história de Jesse e Suze termina neste sexto livro de forma coerente e com um final feliz. Spoiler? Claro que não! Já era esperado! O conto, chamado O Pedido, e o sétimo livro, Lembranças, nos remete de volta ao mundo criado pela autora após 9 anos do lançamento de Crepúsculo. Muitos fãs estavam pedindo novas histórias com os personagens que cresceram acompanhando e a Meg atendeu.

A série A Mediadora é muito querida por muitas leitoras justamente pelo fator sentimental. É uma história muito hermosa e eu recomendo a leitura, principalmente se gosta de um romance sobrenatural leve e divertido.

Beijos.



Resenha dos outros livros da série:
[A Mediadora #1] A Terra das Sombras - Meg Cabot ★★ (É Ok)
[A Mediadora #2] O Arcanjo Nove - Meg Cabot ★★★ (Gostei)
[A Mediadora #3] Reunião - Meg Cabot ★★★ (Gostei)
[A Mediadora #4] A Hora Mais Sombria ★★★★ (Gostei Muito)
[A Mediadora #5] Assombrado ★★★ (Gostei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário