The Normal Heart [Crítica]

8 de out de 2016

Título: The Normal Heart 
País: USA
Ano: 2014
Diretor: Ryan Murphy
Atores: Mark Ruffalo, Jim Parsons, Matt Bomer e Julia Roberts
Gênero: Drama, Romance, Histórico
Produção: HBO
Classificação: Favorito

Finalmente consegui assistir The Normal Heart, telefilme produzido pela HBO que conta a história do surgimento da AIDS no início da década de 80.

Dirigido por Ryan Murphy (de Comer, Rezar, Amar Glee) e com um grande elenco: Mark Ruffalo (de Os Vingadores, Spotlight, Foxcatcer), Jim Parsons (de Big Bang Theory), Julia Roberts (de Uma Linda Mulher, Erin Brockovich Álbum de Família) e Matt Bomer (de Sete Homens e um Destino e o seriado White Collar).

 

Estamos em 1981 e Ned Weeks (Mark Ruffalo), um escritor gay assumido, vai ao aniversário do amigo Craig Donner (Jonathan Groff) na casa de praia dele em Fire Island, onde encontra muita bebida, música e corpos sarados. Durante a festa, Craig começa a se sentir mal com falta de ar e muita tosse.

De volta à Nova York, Ned lê um artigo sobre uma rara forma de câncer que está afetando a comunidade gay. Ele visita a Dra. Emma Brookner (Julia Roberts) que está tentando identificar a causa dessa doença. Sem saber ainda como evitar as mortes, ela pede a Ned para tentar convencer os gays de que a doença está se espalhando através do sexo. Quando ele esta deixando o consultório dela, Craig aparece sendo carregado pelos amigos e acaba morrendo.

Ned conhece Felix Turner (Matt Bomer), um repórter gay do New York Times para pedir a sua ajuda, sem sucesso, porém os dois começam um relacionamento.

Ned volta a visitar a Dra. Brookner no hospital e fica chocado com as condições e falta de cuidados que os pacientes dela recebem. Os funcionários têm medo de chegar perto dos pacientes e serem contaminados.

Em 1982, Ned e seus amigos fundam uma organização chamada Gay Men's Health Crisis (GMHC). Com o passar do tempo, vários amigos gays vão ficando doentes e morrendo. Ned publica um artigo sobre a epidemia da AIDS e durante uma entrevista na TV acusa o governo de conspirar para matar os gays.

Ned começa uma guerra para conseguir a atenção do governo e da comunidade científica. Sua luta fica mais árdua quando ele descobre que o seu namorado também contraiu a doença.

O filme é duro ao mostrar a falta de interesse do governo americano e o drama sofrido pelos gays que só querem ser reconhecidos em uma sociedade preconceituosa. Só uma produtora corajosa como a HBO pra fazer um filme tão verdadeiro.

Mas, o diretor Ryan Murthy mescla bem a crítica social e política da época com o drama sofrido pelos personagens. O romance de Ned e Felix é construído aos poucos e nos conquista logo de cara. Não tem como não ficar com o coração apertado e derramar algumas lágrimas por eles. Matt Bomer está excelente no papel de Felix Turner e venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, entre outras premiações. Bommer emagreceu mais de 18 quilos para o papel.

O filme é baseado na peça de teatro The Normal Heart escrita por Larry Kramern e premiada com o Tony Awards, o maior prêmio do Teatro. Jim Parsons também participou da peça interpretando o mesmo papel que faz no filme.  

Quando o filme acaba, ficamos sabendo que o presidente Ronald Reagan menciona a palavra AIDS publicamente pela primeira vez apenas em 17 de setembro de 1985, prometendo fazer da pesquisa contra a AIDS a sua prioridade, mas, em 1986, ele reduziu em 11% os gastos com a doença.

Desde o início da epidemia em 1981, mais de 36 milhões de pessoas pelo mundo morreram de AIDS e mais de 6 mil pessoas são infectadas todos os dias com HIV.

A AIDS tem tido um grande impacto na sociedade, tanto como doença, como impacto econômico e fonte de discriminação. As pessoa não queriam falar sobre o assunto e tinham vergonha da doença por estar associada aos gays. As religiões colaboraram muito para disseminar essa discriminação, mas essa é outra história.

The Normal Heart é um excelente filme que deve ser assistido por todo mundo pra conhecer um pouco mais sobre essa terrível doença. O vírus da AIDS continua por ai e ele não atinge somente os gays. Qualquer um pode ser contaminado, portanto todo mundo deve se informar e se proteger. Sexo seguro sempre!

Acesse o site do governo para maiores informações sobre a AIDS

34 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a série em si não despertou meu interesse, mas fico feliz que tenha trazido ao blog.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana,
      The Normal Heart não é uma série e sim um filme produzido pela HBO em 2014.
      Volte sempre! Os Garotos Perdidos adoram receber visitas.
      Beijos, André

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Dizer que amei esse post é pouco. Acho maravilhosa a ideia de cada vez mais as pessoas estarem se abrindo para discutir e publicar temas polêmicos em redes sociais. uma ótima forma de propagar informação. Amei sua indicação. Vou assistir esse filme sim, o quanto antes. Bjs
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby,
      Que bom que você gostou.
      Beijos, André

      Excluir
  3. Olá,

    Não conhecia esse filme, mas gostei muito do enredo e toda polêmica que a história aponta. Vou anotar a dica e pretendo assistir em breve.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivianne,
      Depois diga o que achou.
      Beijos, André

      Excluir
  4. Olá.
    Gostei muito da forma como você escreve mas, confesso que não senti vontade de conhecer mais da história.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Tudo bem que você não tem vontade de ver o filme. Mas fiquei feliz por você ter gostado da forma como escrevo. Volte sempre para ler outras resenhas de livros e críticas de filmes.
      Beijos,
      André

      Excluir
  5. Tinha visto esse filme na programação do HBO, mas nunca parei para ler a sinopse e pela sua resenha preciso assistir, ver essa história na tela. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Olá André. Que experiência hein!? Eu adoro repetir filmes, mas confesso que só consegui assistir este uma vez. A Realidade vivida pela comunidade gay nessa época é simplesmente aterrorizante. Esse fime é uma obra-prima e precisa ser vista por todas as pessoas, principalmente as que são totalmente ignorantes em relação ao assunto. O elenco é maravilhoso e foi de longe um dos filmes mais fortes que eu já vi. Chorei horrores e sofri junto com os personagens. É uma pena que algumas pessoas aqui dos comentários certamente não leram a resenha ou apenas são se interessam por temas, de fato, relevantes.

    Parabéns pelo post. Seguindo o blog...


    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Rodrigo!
      Realmente é um filme importante para todo mundo, mas entendo que não é um filme fácil.
      Também estou seguindo o Livrai-Nos!
      Abraços,
      André

      Excluir
  7. Oie
    que legal parece ser a história, me deioxu bem curiosa e espero ´poder conhecer melhor quando tiver mais tempo, dica anotada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,
      Quando ver não deixe de nos dizer o que achou. Não é um filme fácil, mas é lindo!!
      Beijos,
      André

      Excluir
  8. Excelente resenha de algo que deve ser dito. A hbo arrasa nas produções e eu espero que cada vez mais todos os assuntos que precisarem ser discutidos sejam e não escondidos embaixo da mesa.
    <3

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    nunca ouvi falar do filme, mas me parece ser um tremendo longa!
    Já quero assistir!
    Recomendo "Clube de Compras Dallas", que tambem trata do advento da AIDS na década de 80 e ganhou vários Oscars. Já assistiu?
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    www.relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Vi Clube de Compras Dallas, sim!
      Muito bom também! Pra quem ainda não viu, fica a dica da nossa amiga Jéssica.
      Beijos,
      André

      Excluir
  10. olá... eu já tinha ouvido falar do filme antes mas até hoje não tive a chance de assistir... gosto de filmes que trabalhem essa temática e sempre fico emocionada e triste com eles... tentarei ver esses dias...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,
      Depois compartilhe a sua opinião com a gente.
      Beijos,
      André

      Excluir
  11. Oi André
    Não conhecia esse filme ainda e achei a temática super interessante e oportuna, pois como você disse a AIDS continua afetando muitas vidas até os dias de hoje... tanto pela doença propriamente dita quanto pelo preconceito de pessoas mal informadas.
    Parabéns pelo ótimo post, bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla,
      Obrigado pelo carinho.
      Beijos,
      André

      Excluir
  12. Oi. Achei essa uma excelente indicação de filme, perfeito. Ainda não o assisti, mas tenha certeza que o farei. o assunto é importante e necessário, informação nunca é demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian,
      Quando assistir, não deixe de comentar o que achou.
      Beijos,
      André

      Excluir
  13. Uau, nunca tinha ouvido falar desse filme, mas fiquei MEGA interessada agora. Quero assistir logo, um elenco sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Thaisa,
      Só tem fera! Depois nos diga o que achou.
      Beijos,
      André

      Excluir
  14. Hey!
    Não conhecia o filme, mas sabe, adorei a temática.. algo bem polêmico, né?!
    Espero ter a oportunidade de assistir :D
    Parabéns pela dica!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Quero muito assistir mas não acho em lugar nenhum 😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia,
      Acho que esse filme não foi lançado em DVD/Blue-Ray aqui no Brasil. Por isso também demorei em assitir. Consegui ver quando o sinal da HBO ficou aberto por um tempo.
      Talvez você consiga ver pela internet.
      Beijos,
      André

      Excluir
  16. Olá!

    Percebi que a temática desse filme é bem forte. É de admirar eles conseguirem fazer um filme assim, porque esse país a mente naquela época não era tão aberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kátia.
      Obrigado pela visita.
      Beijos,
      André

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?
    Ultimamente tenho me interessado sobre filmes do gênero, me referindo há momentos do passado que foram importantes para os dias atuais porém não escutamos muito. Acho muito importante filmes assim porque muda a cabeça de pensar de algumas pessoas.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  18. Oi Larissa,
    Que bom que gostou da resenha. The Normal Heart é um filme que deve ser visto por todo mundo.
    Beijos,
    André

    ResponderExcluir