A Guardiã de Histórias - Victoria Schwab [Resenha]

19 de set de 2016


Título: A Guardiã de Histórias
Título Original: The Archived
Série: A Guardiã de Histórias #1
Autor: Victoria Schwab
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Fantasia
Páginas: 315
Ano: 2016
Classificação: 3 Estrelas (Gostei)

Conheci The Archived através de uma resenha do Victor Almeida do canal Geek Freak. Quando a Bertrand Brasil lançou A Guardiã de Histórias aqui no Brasil, não reparei de imediato que se tratava do mesmo livro. Só quando comecei a ler é que a ficha caiu. É por isso que vou colocar o título original dos livros em todas as resenhas 
a partir de agora.


Este livro recebeu muitas resenhas positivas e comecei a ler com a expectativa lá em cima. Será que ela foi totalmente correspondida?

Em A Guardiã de Histórias, Victoria Schwab cria um universo totalmente novo, onde as pessoas que morrem são chamadas de Histórias e são guardadas no Arquivo, como um livro é guardado em uma biblioteca. 

- Imagine um arquivo da sua vida inteira, de cada momento, cada experiência. Tudo. Agora, em vez de pastas ou de um livro, imagine que esses dados são guardados num corpo. [...] E o corpo é só um invólucro para a vida lá dentro.
- Como a capa de um livro?
- Uma capa fala alguma coisa sobre o livro. Um corpo diz algo sobre a História.
Os Bibliotecários são as pessoas responsáveis por organizar o Arquivo. O problema é que, às vezes, essas Histórias acordam e fogem para os Estreitos buscando chegar ao Exterior, onde nós vivemos. Os Estreitos são os corredores que separam o Arquivo do Exterior e onde os Guardiões caçam as Histórias fugitivas. Seu trabalho é fazer com que as Histórias voltem a dormir, mas elas podem ser bem violentas.

Mackenzie Bishop, ou simplesmente Kenzie, é uma Guardiã de Histórias desde os 12 anos. Aos 16, ela se muda junto com os seus pais para um antigo hotel, hoje transformado em um prédio residencial, chamado Coronado. Eles querem começar uma nova vida, em uma nova cidade. Eles ainda não conseguiram superar a morte de Ben, o filho caçula da família, e veem uma oportunidade com a reabertura do café do Coronado. Este hotel possui 2 passagens para os Estreitos e Kenzie continua com o seu trabalho.

Quando ela chega ao Coronado, conhece Wesley Ayers e eles se tornam amigos. Mas, Kenzie não tem muito tempo para ele. Ela quer solucionar alguns crimes que aconteceram no hotel, além de caçar as Histórias que estão acordando com mais frequência do que antes. Estaria acontecendo algum problema no Arquivo ou o problema estaria no hotel? 

Victoria Schwab conta a história desde o início como se esse universo fosse conhecido por todos, o que torna o início do livro um pouco confuso. Mas os flashbacks que mostram a relação da Kenzie com o seu avô Da, de quem herdou o poder de ser uma Guardiã, vai tornando tudo mais claro. Nesse sentido, a escrita da autora é fantástica. Não tem como não ser envolvido por esse universo e pelos personagens criados por ela. O problema é que o livro não tem uma narrativa empolgante, apesar do mistério nos prender até o fim. O livro não empolga.

Apesar do livro ser o primeiro de uma trilogia, a história possui um final. Há brechas para a continuação, mas nada que deixe o leitor aborrecido ou nos obrigue a ler as continuações. The Unboundo segundo volume dessa trilogia, já foi lançado nos EUA, mas a editora americana desistiu de lançar o terceiro livro porque os dois primeiros não foram bem nas vendas. Victoria Shwab também é a autora de O Lado Mais Escuro da Magia (já lançado no Brasil pela Editora Record) que está bombando lá fora. Talvez isto faça a editora gringa repensar e mudar de ideia. 

O trabalho feito pela editora Bertrand Brasil é bem feito, apesar de achar a capa americana (imagem abaixo) mais bonita. A capa da edição brasileira é aveludada e a diagramação de fácil leitura.



O livro é bom e fiquei em dúvida entre dar 3 ou 4 estrelas. Talvez as expectativas elevadas tenham atrapalhado um pouco o prazer da leitura e acabei dando 3 estrelas. Vale a pena, mas esperava mais.


35 comentários:

  1. Eu já vi muitas resenhas desse juvenil, achei o enredo fantástico, um grande problema pra mim é o fato de ser continuação, tenho fugido de livros que tenham continuação, geralmente, elas não se justificam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, como falei na resenha. A história tem um desfecho, um final, apesar de ser uma trilogia. Só não insisto porque o livro não me ganhou ao ponto de fazer campanha pra ele ;-)

      Excluir
  2. Não sou muito fã do gênero tenho que assumir, mas vi muitos elogios sobre essa obra, sua resenha esta muito boa e confesso que gostei da sua sinceridade. Irei indicar a amigos que curtem isso gênero.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karine. Sempre fico inseguro com as minhas resenhas. Volte sempre ao Garotos Perdidos. Bjs

      Excluir
  3. Adorei a resenha e a premissa do livro parece interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia,
      Que bom que gostou da Resenha.
      Obrigado pela visita de sempre.
      Beijos,
      André

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Estou com esse livro no meu kindle e já li o primeiro capítulo. Estou super intrigada com a história e essa ideia de guardar memórias é tocante, além disso quero uma chave daquelas haha.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivianne,
      Quem não quer uma chave daquela? rsrs
      Beijos,
      André

      Excluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Rapaz eu me vi prendida na sua resenha e me apaixonei perdidamente em ver a sua sinceridade, eu gosto muito de infantojuvenil e adoraria ter a oportunidade de ler, só não me agrada em ter continuação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana,
      Obrigado pelas palavras de carinho.
      Também estou cheio desse lance de trilogias e séries.
      Visite sempre os Garotos Perdidos.
      Beijos,
      André

      Excluir
  7. Olá,
    Achei a premissa dessa obra muito interessante e intrigante. Desconhecia o livro, mas de cara já me apaixonei pelo enredo e quero muito saber mais sobre Kenzie que com apenas 12 anos já começou com essa tarefa de fazer as Histórias voltarem a dormir.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,
      A premissa é realmente intrigante.
      Se chegar a ler, comente aqui pra gente.
      Beijos,
      André

      Excluir
  8. Oie, tudo bem? Eu fiquei apaixonada pelo livro e consegui dar 5 estrelas, é uma pena que você não tenha gostado tanto dele quanto eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaísa,
      Não é que não tenha gostado. Dei 3 estrelas, mas esperava mais por causa de todo o falatório em torno do livro.
      Beijos,
      André

      Excluir
  9. Eu vi esse livro quando estava na argentina e depois vim procurar aqui no Brasil. A premissa é mesmo muito boa, parece uma ideia bem inovadora em fantasia. Com toda a certeza a capa estrangeira é mais bonita e pena que não tenha correspondido às suas expectativas. Quero muito poder le-lo e espero que os 3 venham p Brasil. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nuccia,
      Vamos torcer pelo menos que o segundo, que já foi lançado lá fora, seja lançado por aqui.
      Beijos,
      André

      Excluir
  10. A premissa é mesmo muito interessante, por o focalizar os humanos, mas os Bibliotecários. E o que mais me empolgou é que eles também morrem. Mas é uma pena que o livro tem pontos baixos que desestimula a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda,
      Tem gente que ama o livro. Por isso fui ler com a expectativa muito alta. Isso deve ter atrapalhando um pouco a minha leitura.
      Beijos,
      André

      Excluir
  11. Tive muita dificuldade na leitura. Achei a narrativa estranha, a história é complexa de ser entendida e enfim, não deu certo comigo
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Obrigado pela visita. Fique a vontade para voltar sempre que quiser.
      Beijos,
      André

      Excluir
  12. Já vi alguns blogs falando desse livro e cada vez que leio uma resenha nova fico ainda mais curioso com essa história. Não vejo a hora de ler... Ótima postagem. ^^

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcio.
      Já teve a oportunidade de ler?
      Um grande abraço,
      André

      Excluir
  13. Oi
    Quero muito ler esse livro. Acho a premissa super interessante e assim como você também estou com as expectativas altas. Uma pena que o livro não tenha sido tão bom. vou até ler o livro com menos entusiasmo.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Já teve a oportunidade de ler o livro? O que achou?
      Volte sempre para visitar os Garotos Perdidos.
      Beijos,
      André

      Excluir
  14. Oii!

    Adorei sua resenha, como sempre bem sincera. Ainda não tinha nenhuma grande expectativa com relação ao livro, mas ainda acho a premissa interessante o suficiente para me fazer querer ler. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leatrice,
      Obrigado pelas palavras de incentivo.
      Já teve a oportunidade de ler o livro? O que achou?
      Beijos,
      André

      Excluir
  15. Ouvi falar muito desse livro.
    E achei a premissa dele incrível, fiquei muito tentada nela.
    O fato de ser uma trilogia, mas com desfecho também é um ponto a favor.
    Que pena que não superou suas expectativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah,
      Obrigado pela visita.
      Volte sempre.
      Beijos,
      André

      Excluir
  16. Esse livro está na minha lista, pena que não atualizei o Skoob. Muito bacana a resenha e também ouvi falar bastante dele, o que aguça ainda mais a curiosidade da pessoa. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  17. A única da parte da sua resenha que n me agradei foi saber que o livro tem continuação! Você soube dosar sinceridade e a capacidade que o livro tem em nos prender até certo ponto. E concordo. Olhando a capa americana, ela chama mais atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras de incentivo.
      Volte sempre para ler outras resenhas e críticas.
      Beijos,
      André

      Excluir
  18. eu tenho o ebook e to bem curiosa pra ler porque a premissa é ótima e sua resenha reforçou bem isso, mas confesso q ser apenas o livro um me desanima porque ando decepcionada com séries e trilogias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paac,
      Também estou desanimado com trilogias e séries, mas hoje está cada vez mais difícil achar um livro que não faça parte de uma.
      Já leu o livro? O que achou?
      Beijos,
      André

      Excluir