[As Aventuras do Caça-Feitiço #1] O Aprendiz - Joseph Delaney

3 de jul de 2016
Título: O Aprendiz
Série: As Aventuras do Caça-Feitiço #1
Autor: Joseph Delaney
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Aventura, Fantasia
Páginas: 224
Ano: 2008
Classificação: 4 estrelas

A série As Aventuras do Caça-Feitiço, de Joseph Delaney, sempre chamou a minha atenção, mas posterguei a leitura por achar que a história seria muito infantil. Após assistir o filme O Sétimo Filho, com Jeff Bridges e Julianne Moore, adaptado do primeiro e segundo volumes da série, fiquei com mais vontade de ler. Tudo bem que o filme é fraco, mas gostei da pegada de fantasia que a história tem.

Thomas Ward (Tom) é o sétimo filho de um sétimo filho. Ele tem o dom de ouvir e ver coisas que outras pessoas não conseguem, o que é simultaneamente uma bênção e e uma maldição.

A mãe de Tom diz que ele é um presente para o Condado, porque só ele é capaz de deter o grande mal que está ressurgindo. Para isso, Tom tem que seguir o seu destino e se tornar um caça-feitiço. Ele é aceito como aprendiz pelo Sr. Gregory, e descobre às duras penas que essa é uma profissão muito solitária. As pessoas têm medo de quem se envolve com fantasmas, bruxas e demônios.

Delaney respeita bem os seus personagens e a relação entre os dois é construída aos poucos. A aprendizagem acontece dia após dia e chega a ser aterrorizante em alguns momentos. A passagem mais tenebrosa é a da Rua Alagada, nº13. A história não tem nada de infantil e, como está escrito na capa: Não leia à noite.
Fique atento às garotas da aldeia. Em especial a algumas que use sapatos bicudos
Esse foi o alerta do Sr. Gregory, mas Tom não segue o conselho do caça-feitiço ao conhecer a bela Alice. Pior, ele ainda promete ajudá-la quando ela precisar. Não temos certeza quais são as verdadeiras intenções de Alice. Não sabemos se ela é do bem ou do mal, mas ela faz com que Tom desobedeça uma das principais regras de seu mestre e acaba envolvendo-o num jogo muito perigoso.

A história, aparentemente sem grandes novidades, é muito bem escrita, com personagens envolventes e cheios de nuances. O mais importante não é o destino mas sim a viagem até lá. Gostei que a tradução não infantilizou o texto de Delaney e, para a minha surpresa, descobri que a tradução foi feita por Lia Wyler, a mesma tradutora responsável pela série Harry Potter.

Estou ansioso para descobrir quais serão os próximos desafios de Tom nessa surpreendente jornada que promete se expandir muito nos próximos livros.

O Aprendiz é o primeiro livro de um total de 13. Confira os títulos e o ano de lançamento no Brasil:
1 - O Aprendiz - 2008
2 - A Maldição - 2009
3 - O Segredo - 2009
4 - A Batalha - 2010
5 - O Erro - 2012
6 - O Sacrifício - 2012
7 - O Pesadelo - 2013
8 - O Destino - 2014
9 - Eu Sou Grimalkin - 2015
10 - O Sangue
11 - O Conto de Seres Rastejantes
12 - Eu Sou Alice
13 - A Vingança



Resenhas da Série As Aventuras do Caça-Feitiço:
[As Aventuras do Caça-Feitiço #2] - A Maldição - Joseph Delaney

Um comentário:

  1. Interessante Andre, fiquei curioso e o livro 10 esta para sorteio lá no skoob.

    https://www.skoob.com.br/cortesia/

    ResponderExcluir