O Escaravelho do Diabo [Crítica]

21 de abr de 2016
Título: O Escaravelho do Diabo 
País: BRA
Ano: 2016
Diretor: Carlo Milani
Atores: Thiago Rosseti, Bruna Cavalieri, Marcos Caruso, Jonas BlochCelso Frateschi, Selma Egrei e Augusto Madeira
Gênero: Suspense Policial
Produção: Downtown
Classificação: 2 Estrelas

Hoje em dia há diversas opções de livros para os adolescentes. Temos Percy Jackson, Harry Potter, entre outros. Mas, nos anos 80 não era bem assim. Tinhamos que escolher entre os livros infantis e os clássico, como Machado de Assis. A série Vaga-Lume, da Editora Àtica, foi um tesouro para muitos jovens leitores e O Escaravelho do Diabo, de Lucia Machado de Almeida, um dos livros mais conhecidos da série.

Quando fiquei sabendo que o livro estava sendo adaptado para os cinemas, criei uma expectativa muito grande, o quem nem sempre é saudável.


A principal mudança na adaptação refere-se à idade do personagem principal. Alberto era um aluno da Faculdade de Medicina no livro, agora, é uma criança (Thiago Rosseti) que ajuda o inspetor Pimentel (Marcos Caruso) a investigar a brutal morte de seu irmão, morto com uma espada espanhola cravada no peito. Com esse crime tem início uma série de assassinatos envolvendo ruivos e escaravelhos. Quem poderia estar por trás de tudo isso?

O principal problema do filme é a falta de ritmo. Fica difícil se envolver com o suspense criado e a descoberta de todo mistério parece fácil demais. Porém, o filme não é de todo ruim. Consegue respeitar a obra literária e ser original ao mesmo tempo. A descoberta do amor do jovem Alberto por Raquel (Bruna Cavalierié meigo.

Espero que o filme suja um sucesso comercial para que outras adaptações da série Vaga-Lume cheguem às telas do cinema.

Um comentário:

  1. André
    Li este livro quando era criança e só me lembro que adorei. Como gostei de todos da série Vaga-Lume que li na época. Como você mesmo disse, não tínhamos muitas opções mas tenho certeza que não foi por falta de opção que gostei dos livros e sim porque eram realmente muito bons.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir