Mogli - O Menino Lobo [Crítica]

17 de abr de 2016


Título: Mogli - O Menino Lobo 
Título Original: The Jungle Book
País: EUA
Ano: 2016
Diretor: Jon Favreau
Atores: Neel Sethi
Dubladores: Bill Murray, Ben Kingsley, Idris Elba, Lupita Nyong'o, Scarlett Johansson e Christopher Walken
Gênero: Aventura
Produtora: Disney
Classificação: 4 Estrela

Inspirado no livro de Rudyard Kipling, Mogli é uma criança que foi achada perdida na floresta por Bagheera, uma pantera, e entregue para a alcateia de lobos cuidar dela. Ele cresceu entre os lobos quase como se fosse um deles, mas o malvado tigre Shere Khan quer se vingar e matar o pequeno Mogli. Para que ninguém da alcateia sofra, Mogli aceita buscar a segurança no mundo dos homens. Bagheera acompanha o menino e juntos dão início a uma grande jornada. No meio do caminho, encontram Kaa, uma cobra com o poder de hipnotizar, Baloo, o urso que gosta de curtir a vida e ser feliz, e o Rei Louie, um Gigantopithecus, uma espécie de macaco.


Quando fiquei sabendo que Mogli seria refilmado em live action, a mania mais recente da Disney, fiquei com receios. O desenho da Disney de 1967 foi o primeiro filme que assisti em uma sala de cinema e o último que recebeu o toque pessoal de Walt Disney. Tenho um carinho especial por esse desenho. Mas o diretor Jon Favreau, diretor dos dois primeiros filmes do Homem de Ferro, produtor do terceiro e dos filmes dos Vingadores, fez um belo trabalho. Manteve muita coisa do que existia no desenho da Disney, mas mudou principalmente o final.

Favreou tirou um pouco o tom cômico, focando mais nas cenas de ação. Mesmo assim, manteve as duas cenas musicais que existem no desenho. A música Somente o Necessário, que foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original em 1968, encaixa perfeitamente no filme, mas a segunda música atrapalha um dos momentos mais tensos do filme.

O ator mirim Neel Sethi se sai muito bem, principalmente porque ele contracena com personagens criados digitalmente na pós-produção. Os efeitos especiais são muito bons e os personagens criados em CGI totalmente verossímeis. A excelente dublagem também colabora para isso, com destaque para as dublagens de Idris ElbaScarlett Johansson. O 3D usado também funciona muito bem, valendo muito a pena.  

Quando o filme terminou e a cena se tornou uma ilustração do livro de Rudyard Kipling, mesma forma como o desenho da Disney começa, tenho que confessar que meus olhos ficaram marejados. 

O filme é uma aventura divertida com momentos tensos onde a violência é bem tangível. A jornada de Mogli é cheia de vilões e os amigos e a família são muito importante para um desfecho de sucesso. 

Mogli - O Menino Lobo 2 já foi anunciado.


2 comentários:

  1. André
    Já vi quase todos os filmes da Disney junto com minha filha e mesmo agora que ela cresceu ainda vemos este tipo de filmes juntas. Mas esta nova produção ainda não vi, só o antigo. Vou ver com ela.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Coleção Signos do Amor

    ResponderExcluir
  2. Gisela, depois me fala o que achou.

    ResponderExcluir