Debate | Mercado de Livrarias no ES

4 de abr de 2016
O Brasil está vivendo uma crise sem precedentes e o mercado de livrarias daqui do estado do Espírito Santo tem sofrido bastante.

Três lojas já encerraram as suas atividades por aqui, são elas:
Logos, de Bento Ferreira (Vitória);
Nobel, do Shopping Boulevard (Vila Velha) e
Nobel, do Shopping Mestre Álvaro (Serra).

A livraria Nobel que ficava no Shopping Montserrat (Serra) mudou de endereço e, agora, vai tentar a sorte em Vitória, no Shopping Norte Sul.

Hoje, dia 03 de abril, recebemos a notícia de que mais uma livraria está fechando as portas em terras capixabas. A rede mineira de livrarias Leitura tinha uma loja no Shopping Vitória (Vitória) há 14 anos, mas também não conseguiu sobreviver ao atual momento econômico e político do Brasil. Tentou negociar com o shopping, mas pelo visto não obteve resultado positivo. O que chamou a atenção para este caso é que a livraria além de livros também vendia CDs, DVDs, games, ítens de papelaria, informática e presentes. Era uma loja com uma grande fatia do mercado capixaba que infelizmente está nos deixando.

Vamos torcer que as outras livrarias consigam se manter e que outras lojas possm reabrir num futuro próximo. 

3 comentários:

  1. Momento difícil esse, aqui no estado sinto que é ainda pior, com quase nenhum incentivo cultural... Pra nós que somos amantes dos livros nos resta torcer pelo melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas notícias me deixaram triste e preocupada. Com a tremenda recessão que estamos passando é natural cortes nos orçamentos familiares e com a pirataria crescente de livros em .pdf na internet, fico com medo de perdermos ainda mais livrarias. O Brasil precisa urgentemente de leis com incentivos culturais, mas isso não é de interesse público, porque quanto mais ignorante o povo se tornar, melhor para eles.
      Abraços,
      Gisela
      Ler para Divertir
      Participe do Sorteio do livro Jogador No. 1

      Excluir