Ainda Não Te Disse Nada - Maurício Gomyde [Resenha]

21 de abr de 2016

Título: Ainda Não Te Disse Nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
Gênero: Romance
Páginas: 236
Ano: 2011
Classificação: 4 estrelas
*Livro emprestado por Laiara Dias

Conheci o autor Maurício Gomyde quando ele veio aqui no estado do Espírito Santo lançar o livro Surpreendente, da editora Intrínseca. Após ler o livro fiquei emocionado com a história e encantado com a escrita de Gomyde: simples, direta e emocionante. Resolvi ler os livros anteriores do autor para saber ser Surpreendente foi apenas uma tacada de sorte.

Ainda Não Te Disse Nada conta a história de Marina, filha de italianos. Seu pai, Fortunato, tem uma padaria, mas Marina sempre quis ser uma estilista famosa. Decidida, ela se muda para São Paulo e vai trabalhar nos Correios para pagar as contas e a faculdade de Moda.

Na faculdade, Marina tem duas grandes amigas, Thais (que pretende ser uma escritora) e Frencesca. Luca, professor de fotografia, é um gato e vive dando em cima de Marina, mas ela não acha certo se envolver com seu professor para desespero de suas amigas.

Nos Correios, Marina conhece Julia, uma das poucas clientes que ainda envia cartas escritas à mão. Ela tem uma empresa chamada O Anjo Carteiro e trabalha escrevendo cartas para pessoas que não conhece como se fosse outra pessoa que também não conhece.

Por força do destino a resposta de uma dessas cartas vai parar nas mãos de Marina e ela não sabe se deve responder a carta do Sr. Heitor ou não, mas a curiosa é ainda maior e com o passar do tempo ela acaba se envolvendo com as palavras e o amor de Heitor por Milena. 

No início, a história me lembrou muito o filme Cartas para Julita, de 2010, mas o livro tem identidade própria e os personagens são bem desenvolvidos. Marina é uma mulher forte, batalhadora, mas, romântica ao mesmo tempo. É fácil se identificar com os seus dilemas profissionais e pessoais.

As cartas de amor trocadas por "M" e "H" são cheias de angústias e sentimentos e, assim como os personagens, ficamos esperando por cada carta, por cada palavra. Já imaginava o Plot Twist, mas isso não estragou nem um pouquinho o prazer de ler essa emocionante história de amor e luta.

A Intrínseca poderia relançar os livros anteriores desse excelente autor nacional.

Um comentário:

  1. Conheço o autor, gosto dêmias dele mais ainda não li nenhum de seus livros. Quero ler Surpreendente como você já sabe, mas quero ler outros também. Preciso me aposentar com urgência para poder ler tudo que quero.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir